Siga-nos!

estudos bíblicos

Por que Jesus disse “não vim trazer paz, mas espada”?

Os seguidores de Jesus devem esperar incompreensão e perseguição.

em

Bíblia e Espada
Bíblia e Espada (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

Ao leitor despercebido, as palavras de Jesus Cristo em Mateus 10:34 parecem contraditórias, desconectadas com a Sua missão.

No texto bíblico, Jesus diz: “Não pensem que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada” (Mateus 10:34).

Antes de qualquer coisa, devemos lembrar que essas palavras foram ditas dentro de um contexto específico.

Logo, não podemos tirar o texto de seu contexto.

Sobretudo, Jesus Cristo está enfatizando sua verdadeira missão na terra, alertando aos discípulos para não esperarem uma paz terrena, temporal.

O discurso de Jesus Cristo nesta ocasião, conforme podemos ler, está em um momento em que os discípulos estão sendo preparados e comissionados para saírem pelas cidades proclamando o Reino de Deus.

Assim, o Mestre ensina sore como eles deveriam reagir ao serem mal recebidos.

Sabendo que eles teriam que lidar com pessoas distintas, com pensamentos antagônicos e reações diversas, eles deveriam manter a mensagem genuína.

Foi neste contexto que Jesus diz que não veio trazer paz à terra, mas espada.

Contradição?

Estaria Jesus Cristo se contradizendo ao afirmar isso? Afinal, as escrituras prometiam em diversas passagens um Messias que seria o Portador da Paz (Salmo 72:3-7; Lucas 1:79; 2:14; 7:50; João 16:33; 20:19; Romanos 14:17; Efésios 2:14; Colossenses 1:20).

Inclusive, em Isaías podemos ler que o Messias é identificado como o Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

Na ocasião em que ensina sobre as bem-aventuranças, Cristo chega a afirmar que são bem-aventurados os pacificadores (Mateus 5:9).

No entanto, Jesus Cristo estava apenas reforçando o tipo de paz que Ele estava oferecendo.

Os judeus queriam um revolucionário, que livrasse eles do jugo dos romanos, libertando Israel. Eles esperavam por um Messias que lideraria uma revolução política, trazendo paz para Israel.

Agora, Jesus Cristo está alertando que Ele não veio trazer o tipo de paz que eles estavam esperando, mas veio executar o plano de redenção de Deus para a humanidade.

Espada

Jesus Cristo também não está prometendo uma revolução armada ou incentivando o uso de armas ou conflitos. Ele está apenas enfatizando que nem todas as pessoas aceitarão Sua mensagem.

Em outras palavras, Ele não veio incitar a violência, mas que a Sua mensagem causaria divisão e debates. As reações de ódio seriam evidentes, incluindo perseguição, já que a Sua mensagem confrontaria o pecado.

Com isso, Ele nos lembra que ser cristão não é ter uma vida confortável ou ter garantias de prosperidade, sucesso e coisas terrenas. Em alguns aspectos, a mensagem de Jesus Cristo promove o contrário.

Os seguidores de Jesus devem esperar incompreensão e perseguição.

Trending