Siga-nos!

opinião

Por que eu devo orar por Israel?

O mundo alimenta um ódio terrível pelo povo da promessa

em

Muro das Lamentações. (Photo by Anton Mislawsky on Unsplash)

A Bíblia é a Palavra de Deus, e ela está cheia de mandamentos e ordenanças para nossas vidas, e estas ordenanças estão entrelaçadas, mesmo que por vezes de forma indireta, e a chave para agradar a Deus é a obediência.

Em dias de paz, é muito fácil esquecer de orar pela cidade de Jerusalém, então vamos aproveitar este tempo de conflito para nos lembrarmos que precisamos orar por Israel e pela paz entre seu povo.

Está Escrito: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa de DEUS’. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, até o testemunho de Israel, para darem graças ao nome de DEUS. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM; PROSPERARÃO AQUELES QUE TE AMAM.  Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. POR CAUSA DOS MEUS IRMÃOS E AMIGOS, direi: PAZ ESTEJA EM TI. POR CAUSA DA CASA DE DEUS, BUSCAREI O TEU BEM” (Salmos 122:1-9). Você acredita nesta Palavra? Então precisa praticá-la em sua vida devocional.

Em dias de guerras, conflitos e dor, não podemos ignorar esta ordenança do Senhor, precisamos agir agora, e com a nossa intercessão. Um dos Salmos de peregrinação do povo de Israel, quando eles iam anualmente ao templo em Jerusalém, está registrado no Salmos 122, neste texto existe uma promessa aos que intercedem por Israel.

Orar pela paz de Jerusalém é uma ordenança divina – o SENHOR não está pedindo, mas ordenando que ore pela paz de Jerusalém. A esta ordenança está atrelada a uma promessa de bênção: Inclusive de prosperidade (em todas as áreas da vida), mas, não para aqueles que oram pela paz de Jerusalém, senão, para aqueles que a amam.

É preciso amar a Israel, Jerusalém, para ter o coração correto para com Deus e poder orar por sua paz. Só o amor de JESUS nos leva a orar com entendimento, com compaixão, por este povo tão desesperadamente carente de DEUS e que não sabe distinguir a mão direita da esquerda, ainda que seja o povo que, diariamente profetiza bênçãos, ao praticar sua ortodoxia, tradições.

Oremos por Israel, diariamente; “não descansemos nem demos a ELE descanso, até que Jerusalém seja levantada como objeto de louvor na Terra” – (Isaías 62:7).

Essa é a hora em que o Corpo de Cristo precisa se posicionar, o mundo não entende e não ora pela paz de Jerusalém, pelo contrário alimenta um ódio terrível pelo povo da promessa.

E você, fará como os ignorantes? O que Deus espera de nós? Que possamos declarar e agir como Rute, a moabita, figura da igreja gentia, sobre quem não havia esperança, mas que, abrindo mão de sua própria agenda e planos, optou por servir em amor, submissão, companheirismo e dedicação a israelita Noemi, figura de Israel, desamparada, desolada, frustrada e rejeitada; e, com isso, passou a fazer parte da comunidade de Israel e de sua herança e promessa de salvação e redenção, bem como da genealogia de Jesus, o Messias de Israel.

Rute, com seu gesto de serviço a Israel, conheceu o Resgatador de Israel, fez aliança de casamento com ELE e trouxe ao mundo. Aquele que poderia salvar e libertar Seu povo, o próprio MESSIAS de Israel. Você querido irmão ou irmã leitora, é igreja do SENHOR JESUS CRISTO, pode declarar isso ao SENHOR, seu DEUS, o DEUS de Israel, ELOHEI Israel é o Seu Nome:

“Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!” Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.”Rute 1:16-18.

O Senhor está procurando intercessores para o Seu povo Israel, e também deseja recompensar os que oram e amam este povo, que você diga sim para o teu Deus! Ame a Israel e prosperarás! Cuidado com os gritos de ódio e inveja que ecoam pelo mundo sem Deus contra o povo de Deus, não se deixe influenciar.

Carlito Paes, pastor Batista, Palestrante e Escritor. Bacharel e Mestre em Teologia, Pastor Líder da Igreja da Cidade em S. J. dos Campos-SP. Fundador da Rede de Igrejas da Cidade e da Rede Inspire de Igrejas, autor de 26 livros públicados pelas Editoras Vida e Inspire e fundador de diversas organizações ministeriais como Colégio Inspire! Escreve semanalmente para o Jornal O Vale e para o Gospel Prime, casado com Leila Paes, pastora e psicóloga, vivem em SJC desde de 1997 com 4 filhos!

Trending