Siga-nos!

Internacional

População cristã dos EUA cai 12% em dez anos

65% da população se identifica como cristã, o menor número desde a independência dos EUA.

em

Evangélicos na Elevation Church. (Foto: James Barr / Unsplash)

O estudo do Conselho de Pesquisa Pew revelou nesta quinta-feira (17) que cristianismo nos Estados Unidos está em declínio a um ritmo sem precedentes e que atingiu o nível mais baixo de todos os tempos.

Em apenas dez anos, a porcentagem de adultos norte-americanos que se identificam como cristãos caiu ​​12%. A pesquisa anterior mostrava que 77% da população dos EUA se identificavam como cristãos, hoje apenas 65%, o número mais baixo da história do país.

A pesquisa mostra que o protestantismo e o catolicismo sofreram perdas significativas. Em 2009, 51% da população era protestante, agora são 43%. Os católicos eram 23%, hoje são 20%.

Enquanto isso, o número de não-religiosos, incluindo ateus e agnósticos, cresceu 17% no mesmo período, chegando a passar de um quarto da população (26%).

Separando este grupo, o ateísmo cresceu 2% na última década, dobrando seu número e alcançando 4%. Os agnósticos agora representam 5% da população adulta, contra apenas 3% em 2009, enquanto aqueles que descrevem sua religião como “nada em particular” saltaram de 12% para 17% nesse período de dez anos.

Jovens e adultos são maioria entre os religiosos não afiliados, menos da metade dos millenials (49%) se descrevem como cristãos, enquanto quatro em cada dez se identificam como religiosos (outras religiões) e outros 10% se identificam com crenças não-cristãs.

Publicidade