Siga-nos!

israel

Poloneses gritam “morte aos judeus” em ato antissemita no país

Presidente do país condenou a manifestação.

em

manifestação antissemita
Manifestação antissemita dos poloneses (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Nesta quinta -feira (11), poloneses nacionalistas fizeram ato antissemita no país. Eles queimaram um livro histórico que representa a proteção dos direitos dos judeus poloneses e gritavam “morte aos judeus”.

A ação aconteceu durante um comício em Kalisz, uma cidade que fica no centro da Polônia, segundo o The Jerusalem Post.

No dia 11 de novembro se comemora na Polônia o “Dia da Independência Nacional”, em razão da sua soberania desde 1918.

Testemunhas oculares e vídeos presenciaram o momento em que Wojciech Olszański, um ativista de extrema direita, incendiou um livro de capa vermelha que deveria simbolizar o Estatuto de Kalisz, um documento emitido em 1264 pelo príncipe Boleslaw.

Na ocasião, ele regulamentou o status legal dos judeus que viviam na Polônia e proporcionou proteção, penalizando ataques contra eles.

Enquanto a multidão gritava “morte aos judeus” Olszański queimava o livro que havia sido espetado com um objeto de metal pontiagudo.

O ministro israelense das Relações Exteriores, Yair lapid, comentou sobre o ato: “O terrível incidente antissemita na Polônia lembra a cada judeu da força do ódio que existe no mundo”.

Andrzej Duda, presidente polonês, escreveu no Facebook que condena veemente todos os atos de antissemitismo. Até agora a polícia prendeu três pessoas ligadas a manifestação: Wojciech Olszański e Marcin Osadowski, dois organizadores do comício em Kalisz e Piotr Rybak, de acordo com o diário Gazeta Wyborca.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending