Siga-nos!

opinião

Pessoas ou templos? Eis a questão…

A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. Tg 1:27

em

Sem sombra de dúvidas, esta é uma passagem bíblica cuja leitura e prática têm diminuído drasticamente em nossos dias atuais. Entretanto, considerando que cremos verdadeiramente que a Palavra de Deus é viva e atual, proponho-me a refletirmos sobre qual a vontade de Deus no tocante à verdadeira religião a ser seguida.

É inquestionável que nossa salvação ocorre exclusivamente por meio da fé, e não é esta a questão que Tiago aborda em sua carta. Por outro lado, chame-me a atenção que se o texto apregoa que a religião pura e sem mácula é aquela descrita em Tg 1:27: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”, é porque há uma ou umas religiões que são impuras e maculadas para com nosso Deus.

Qual seria, então, o tipo de religião que está em desacordo com a vontade de Deus? A resposta é bem simples: aquela que não visita (cuida) os órfãos e as viúvas em suas tribulações, bem como aquela que se deixa contaminar pelo mundo. Entenda-se aqui órfãos e viúvas como qualquer irmão ou irmã que esteja passando por necessidades que os órfãos e as viúvas passavam à época, ou seja, necessidades básicas como alimentação, vestuário, remédios e o mínimo de dignidade.

Neste momento, quero trazer à baila algumas reflexões quanto à postura de algumas igrejas da atualidade no Brasil, de modo que possamos refletir se estas se enquadram no texto descrito acima da Palavra de Deus. Não raramente, vemos, quase que de forma obsessiva, uma disputa entre vários ministérios na construção de templos suntuosos. Milhões e milhões de reais são gastos em verdadeiros palácios enquanto muitas ovelhas desses próprios ministérios sofrem de necessidades básicas, como alimentação, vestuário e remédios. Será mesmo que Deus está tão interessado assim em templos ao invés do cuidado de Suas ovelhas (já que as ovelhas são de Jesus)?

Não estou dizendo que a igreja não deva ter um local para reunir sua membresia para adorar a Deus, mas trazendo à reflexão se esta deve ser a prioridade da Igreja de Jesus Cristo! Ademais, é bíblico e necessário que congreguemos em uma Igreja local, conforme descrito na Palavra do Senhor: Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hb 10:25

Recentemente, um templo foi inaugurado em São Paulo cujo valor estimado da obra gira em torno de R$ 685.000.000,00 (seiscentos e oitenta e cinco milhões de reais), em que a maior finalidade é a visitação turística. Será que Deus está mesmo tão preocupado com paredes e estruturas ao invés do ser humano que tanto precisa da ajuda da Igreja? Penso sinceramente que não! Quem é, de fato, a Igreja de Jesus? São as pessoas!

Há outro ponto bastante controverso nisso tudo. Se pregamos e acreditamos tão certamente que Jesus voltará a qualquer momento, por que a igreja se preocupa tanto em acumular riquezas para construção de templos cada vez mais vultosos? Ou não se acredita que Jesus vai voltar tão iminentemente assim ou a vaidade já não permite que a vontade pura e simples de Deus seja percebida. Mais uma vez, reitero que não entendo ser errado construir templos para que o povo de Deus se reúna em adoração, mas discordo que essa deva ser a prioridade e plano maior da igreja, em detrimento dos órfãos e das viúvas.

Jesus não morreu por templos, mas por pessoas. Deus está muito mais preocupado com as pessoas do que com construções. Deveríamos dar maior prioridade aos necessitados e famintos, muitos dentro da própria Igreja, do que às coisas que podem acabar em um piscar de olhos. Ao priorizarmos o que não é prioridade, seguimos o padrão desse mundo, e não o padrão de Deus. É, então, quando se cai na última parte de Tg 1:27, ou seja, torna-se contaminado pelo mundo.

Devemos pensar e agir de forma bem simples: Primeiro o que é primeiro. E o que é primeiro são as pessoas, e não os templos.

Que o Senhor os abençoe grandemente, em nome de Jesus.

Casado com Hellen Sousa e pai da princesa Acsa Sousa. Servidor Público Federal, graduado em Teologia, em Gestão Pública e Pós-graduado em Direito Administrativo. Evangelista e Líder do Ministério de Acolhimento da Igreja Batista Cristã de Brasília. Professor da Escola Bíblica Dominical e amante da apologética." E-mail para contato e ministrações: helior.ssousa@gmail.com

Trending