Siga-nos!

arqueologia bíblica

Pesquisadores apontam evidências de “gigantes bíblicos” em Israel

Série documental aponta busca por evidências de nefilins.

em

Gilgal Refaim
Gilgal Refaim (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Uma série documental produzida pela The Inspiration Networks, uma rede de entretenimento familiar baseada na fé, apresentará uma pesquisa de um dos tópicos bíblicos mais polêmicos, que é a existência dos chamados nephilins (gigantes).

Em “Anjos e Gigantes, Os Vigilantes e Nephilim”, os pesquisadores apresentam quatro segmentos de uma hora que são uma investigação séria sobre as teorias por trás dos gigantes bíblicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rudy Landa, produtor e diretor sênior da The Inspiration Networks, decidiu fazer o filme há três anos, seu entusiasmo pelo assunto alimentado por seu amor pela Bíblia.

“A Bíblia descreve os Nephilim em vários lugares”, disse Landa. “O principal comentário dos Nephilim acontece em Gênesis capítulo seis. A maioria das pessoas cruza essa passagem. Os Nephilim eram descendentes de seres celestiais que foram colocados no reino espiritual para vigiar a terra naqueles dias. Eles eram principados no reino celestial.”

No capítulo 6 de Gênesis temos o relato de que “os filhos de Deus coabitaram com as filhas dos homens”, afirmando que os descendentes dessas uniões foram chamados Nephilim, que era uma raça de gigantes que viviam na Terra.

“Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama”, descreve Gênesis 6:4.

A série documental traz as fontes bíblicas, mas deve ser interessante para espectadores não religiosos”, disse Landa. “Buscamos provas reais, os vestígios e pistas que existem no mundo, e não apenas as alegações baseadas na fé. Porque há tantas evidências arqueológicas que precisam ser exploradas.”

O objetivo de Landa era evitar que o assunto apelasse para o sensacionalismo, então ele convidou o autor Douglas Van Dorn, que acabara de escrever um livro sobre o assunto, para orientar o projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Apresentamos as evidências e convidamos as pessoas a pesquisar para chegar às suas próprias conclusões”, disse Landa. “Não somos dogmáticos e não escondemos nada. Trazemos as fontes e incentivamos o espectador a fazer perguntas, a continuar estudando e fazer suas próprias pesquisas.”

Embora eles tenham realizado pesquisas em diversos países, como Egito, Peru e Estados Unidos, a busca acaba sendo mais significativa em Israel, mais precisamente nas Colinas de Golã. “Faz sentido começar em Israel, onde a história dos Nephilim começou”, enfatizou Landa.

A busca de Landa pela verdade também o levou a Gilgal Refaim (Roda dos Gigantes), uma enigmática formação rochosa no Golã. Do chão, parece pilhas aleatórias de rochas. Mas de cima é bastante impressionante, revelando-se cinco anéis concêntricos com o anel externo medindo mais de 500 pés de largura.

Além disso, segundo o Jerusalém Post, no centro há um monte de pedras soltas com mais de 20 metros de diâmetro e mais de 4,5 metros de altura, cobrindo uma câmara central esculpida em rocha sólida. Os arqueólogos geralmente colocam o início da construção já em 3500 aC. O propósito de Gilgal Refaim ainda é um mistério e foco de debate acadêmico.

“Esse arranjo duplo, círculos de pedras perto de um monte serpentino, aparece em vários lugares do mundo onde era conhecido por ser usado como necrópole para essa forma de enterro”, explicou Landa. Um desses montes serpentinos pré-históricos é “Serpent Mound” em Ohio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

 

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending