Siga-nos!

igreja

Pesquisa diz que aumentou o número de cristãos praticantes se desligando da igreja

Muitos cristãos desistiram de ir à igreja por causa da pandemia.

Michael Caceres

em

Igreja
Igreja (Foto: whatwolf/Freepik)

Uma pesquisa recente da Barna Research mostrou que a pandemia da covid-19 propiciou aos frequentadores regulares das igrejas a deixarem de participar ativamente dos cultos e das atividades religiosas.

Cerca de um em cada cinco frequentadores, disseram que nunca compareceram a um culto presencial ou online durante a pandemia, ou seja 22% dos adultos que iam as igrejas e 19% de cristãos praticantes.

Todos os cristãos praticantes e a maioria dos adultos que frequentavam as igrejas antes da pandemia, relataram terem comparecido nos cultos pelo menos uma vez nos últimos seis meses.

O diretor das pesquisas publicadas da Barna, Savannah Kimberlin, disse que parte dessa queda se dá as pessoas mais velhas que não tem muita facilidade e costume com os serviços online da igreja, e não se envolveram mais.

Uma queda recorrente

A amostra foi feita em setembro com 1.302 americanos adultos. 53% disseram que nunca foram a igreja pessoalmente e nem online durante a pandemia. 19% apenas afirmaram irem semanalmente na igreja. 73% dos cristãos praticantes e 60% dos adultos que frequentam igrejas disseram ir pelo menos uma vez por mês a igreja durante a pandemia.

Além disso Kimberlin afirmou que desde 2008 a frequência à igreja já vem em declínio e durante a pandemia a queda seguiu o mesmo padrão de diminuição.

“De maneira geral nos dados, estamos vendo que há um declínio no envolvimento da igreja durante a pandemia COVID-19”,afirmou Kimberlin ao The Christian Post.

“Quando olhamos para o envolvimento geral da igreja, houve um declínio lento nos últimos 10 anos. Por volta de 2008, 2009 e 2010, uma tendência de queda começou, algo mudou em nosso país. A tendência tem sido de queda desde então”, completou.

Kimberlin também observou que é difícil saber o futuro da igreja americana após a pandemia, pois muitos cristãos deixaram de ir na igreja, mas por outro lado muito incrédulos ficaram interessados em Deus.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending