Siga-nos!

cosmovisão

Personalidades em conflito

Identificar o nosso tipo de personalidade é muito importante, pois nos ajuda no autoconhecimento.

em

Ilustração para personalidade (Foto: Reprodução/Unsplash)

De acordo com o dicionário, personalidade é a qualidade ou condição de ser uma pessoa; é o conjunto de qualidades que nos definem como indivíduos. Ou seja, o nosso jeitão de ser e agir.

Identificar o nosso tipo de personalidade é muito importante, pois nos ajuda no autoconhecimento e na formação de quem nós somos, algo fundamental para definir o nosso futuro.

Existem 16 tipos principais de personalidades, que são:

Lógico

Formado por um grupo de indivíduos que costuma agir de forma estratégica, independente e reservada. São aquelas pessoas que gostam de dominar conhecimentos, competências e conceitos que valorizam o pensamento lógico e teórico.

Inovador

Esse tipo de personalidade engloba pessoas que são criativas, adaptáveis e analíticas. Elas têm como maior motivação a inovação, pois são persistentes e gostam de criar e recriar processos.

Comandante

Geralmente definidas como críticas, lógicas e curiosas, pessoas com esse perfil são sempre posicionadas para liderar. Por serem sociáveis e confiantes, conseguem apresentar bem suas ideias. Essas pessoas valorizam a lógica, costumam ser estrategistas e gostam de lidar com diferentes cenários.

Arquiteto

Pessoas com este tipo de temperamento são considerados autoconfiantes e independentes, sendo que esse grupo é um bom aplicador de modelos teóricos e construtor de sistemas complexos. Mais contidos e reservados, preferem trabalhar com grupos pequenos.

Animador

Trata-se do grupo de pessoas que se destacam pela simpatia e pela necessidade de agradar. Elas geralmente são bem-humoradas, cooperativas, divertidas, sociáveis e tolerantes, possuem dons artísticos e habilidade para os relacionamentos.

Aventureiro

É um grupo mais sensível, perfeccionista e modesto, sendo formado por pessoas com inteligência cinestésica apurada e que se motivam por expressões não verbais.

Virtuoso

Outro perfil de personalidade, eles se destacam por serem impulsivos, práticos e adaptáveis. São indivíduos que sentem atração por desbravar e que gostam de superar limites. Como outros grupos introvertidos, são discretos e preferem trabalhar com equipes menores.

Empreendedor

É mais um perfil que se destaca, sendo considerado competitivo, negociador e autoconfiante. Eles sabem enxergar e aproveitar boas oportunidades com facilidade. São capazes de alcançar seus objetivos e aproveitar recursos de forma criativa, já que costumam se dar bem quando precisam negociar produtos, ideias e serviços.

Ativista

São diplomáticos por excelência, sendo que se diferenciam pela necessidade de motivar e agregar o grupo com o objetivo do bem maior. Além disso, são sociáveis e entusiasmados, são profissionais capazes de enxergar o talento dos outros.

Mediador

O mediador se caracteriza pela empatia. Esse perfil envolve pessoas que são sensíveis, discretas e compreensivas, capazes de notar facilmente as necessidades do outro.

Protagonista

São aquelas pessoas prestativas, entusiasmadas, envolventes e idealistas, que são também especialistas em desenvolvimento pessoal. Elas são capazes de identificar talentos alheios e trabalhar para potencializá-los.

Conselheiro

É o grupo de pessoas que se destaca serem reservadas, idealistas e profundas. São geralmente marcadas pela facilidade de conquistar facilmente a confiança e simpatia das pessoas, podendo assim motivar equipes para atingir o seu melhor desempenho.

Executivo

O grupo de pessoas que se destacam por serem objetivas, decididas e eficientes. Elas são motivadas pelas responsabilidades que recebem, valorizando estabilidade e segurança. Gostam de assumir obrigações e liderar grupos.

Inspetores

Em geral, são sistemáticos, organizados, práticos e realistas. Essas pessoas são consideradas fiéis e que gostam de pertencer a grupos ou empresas. Geralmente são reservados e conservadores.

Defensor

Os defensores são detalhistas, pacientes e humildes, e se destacam pelo prazer em servir ao próximo. Essas pessoas geralmente se preocupam com o bem-estar de todos e buscam a melhoria do ambiente para o bem comum.

Provedor

Indivíduos desse grupo costumam ser cooperativos, sociáveis e afetivos. Essas pessoas são caracterizadas por decisões que colocam o próximo em primeiro lugar. Ficam motivados quando conseguem estabelecer e manter bons relacionamentos.

Identificar os tipos de personalidades das pessoas é importante para o autoconhecimento, para encontrar qual curso é mais indicado para ela e para compreender melhor as relações interpessoais. No entanto, essa definição trata-se apenas de um indicador, pois estamos passíveis a mudanças durante toda a vida.

Outra questão muito importante de ser resolvida e entendida na nossa vida é o nosso temperamento! O temperamento nada mais é que um conjunto de tendências e características que determinam o comportamento dos indivíduos.

Temperamento de forma resumida é como você se comporta com a personalidade que possui!

Existem 4 tipos de temperamento que apresento pra você abaixo:

1 – Colérico

Pessoas que possuem este tipo de temperamento costumam ser bastante explosivas e a liderança é um de seus pontos fortes. Quem possui temperamento colérico tem muita energia e uma grande facilidade para trabalhar com planejamentos.

Além disso, são indivíduos que lidam com as mais diversas situações da vida de maneira prática, são ambiciosas e podem ser dominadoras. Quem tem este tipo de temperamento pode ser impaciente e intolerante. Estes são os principais pontos que precisam ser trabalhados.

2 – Melancólico

Timidez, solidão e pessimismo. Estas são as principais características de quem tem o temperamento melancólico. Com a sensibilidade bastante intensa, pessoas com este tipo de temperamento costumam ser introvertidas e tendem a esconder seus próprios sentimentos.

Além disso, indivíduos com temperamento melancólico preferem trabalhar com funções que possam ser exercidas individualmente. Um dos pontos fortes de quem tem o temperamento melancólico é a sua lealdade.

Porém, o pessimismo é algo muito forte em quem possui este temperamento e é um dos principais pontos que precisa ser trabalhado.

3 – Sanguíneo

Quem possui este tipo de temperamento não sabe o que é passar sem ser notado. As pessoas com temperamento sanguíneo são muito extrovertidas e falam bem, principalmente para grandes públicos.

Por serem comunicadores natos, quem pertence a esse grupo gesticula exageradamente enquanto conversa e consegue se adaptar com facilidade às mais diversas situações. Pessoas com temperamento sanguíneo são bastante otimistas e sensíveis.

Porém, vale ressaltar que essas pessoas têm o hábito de exagerar em suas falas, além de serem impulsivas. Tais pontos – impulsividade e exagero – precisam de uma melhor atenção por parte dos sanguíneos.

4 – Fleumático

Sabe como reconhecer uma pessoa com temperamento fleumático? Pela sua doçura e paciência. Estas são as maiores características de quem possui este tipo de comportamento.

Além disso, pessoas com temperamento fleumático são excelentes observadores e preferem ter uma vida pautada por rotina.

Ambientes silenciosos para quem possui o temperamento fleumático são verdadeiros paraísos. Alguns pontos que precisam ser trabalhados por pessoas que tem este perfil de temperamento: indecisão, falta de flexibilidade e resistência a críticas.

Ok pastor Edson, muito legal saber qual é o tipo da minha personalidade e do meu temperamento, mas o que isso tem a ver com seu estudo bíblico de hoje?

Tem tudo a ver e te explico agora!

O apóstolo Paulo foi enviado por Deus para a cidade de Filipos e ali pregou o evangelho para uma mulher chamada Lídia, que entregou sua vida para Jesus e a partir dela várias outras pessoas também se converteram, dando início a Igreja de Filipos!

Assim como uma semente plantada e regada, Paulo plantou, regou a Igreja de Filipos seguiu sua viagem missionária, porém, em determinado momento acabou sendo preso de modo domiciliar em Roma e de lá enviou cartas a algumas igrejas, incluindo a de Filipos!

Paulo em sua carta elogiou o amor que eles tinham por Jesus, as ofertas que eles mandaram para ele e também o crescimento numérico de cristãos que alcançaram com o passar do tempo, entretanto, o apóstolo chama a atenção de duas líderes da Igreja chamada Evódia e Síntique as exortando para que deixassem de lado suas desavenças e andassem em unidade uma com a outra, pois suas constantes discussões e desentendimentos já estavam começando a prejudicar a igreja como um todo! Paulo pede para que o líder de Filipos seja o mediador dessa reconciliação entre as duas irmãs!

Certamente a Igreja dos cristãos filipenses por ter sido estabelecida através de uma mulher, possuiu mais tarde várias outras mulheres convertidas e com um alto desejo de servir ao Reino, vendo esse crescer e avançar e entre elas estavam Evódia e Síntique! Não se tem conhecimento sobre qual seria de fato a razão e a forma da desavença entre elas, mas analisando todo o contexto e o significado de seus nomes podemos ter uma noção!

  • EVÓDIA vem do grego Euodia (Ευοδια), que provavelmente significa “fragrância agradável“, “viagem segura”, “pés no chão”, etc.
  • SÍNTIQUE vem do grego Suntuche (συντυχη), que provavelmente significa “com destino“, “com coragem”, “com fé”, “com visão”, etc.

Certamente Síntique era alguém que queria ver a igreja de Filipos crescer a todo e qualquer custo e em todas as suas ações manifestava visão, coragem, ousadia e , sem medir muito as consequências, por outro lado, Evódia era alguém mais calma, realista, que também queria ver o crescimento da igreja, mas possuía mais os “pés no chão”, priorizando o planejamento e a paciência antes de tomar alguma decisão!

Já sabemos que tentar unir alguém “visionária” com alguém “pés no chão” seria um grande desafio do líder mediador que iria levá-las a passar por diversas discussões, atritos e desavenças até que uma deixasse de lutar contra a outra e passasse a colaborar uma com a outra!

Precisamos sempre estar ciente que nem todos serão como nós em personalidade e nem reagirão como nós em temperamento, por isso, se quisermos manter boas relações em qualquer área social, em especial na igreja, devemos conhecer quem somos e como reagimos e quem são as pessoas com quem convivemos e como elas reagem! Quando temos esse conhecimento, fica mais fácil lidar com elas em nossas expectativas, pois entendemos no que elas são boas e sabem fazer e no que elas não são boas e não sabem fazer, não porque são incapacitadas ou porque não gostam de nós, mas porque possuem aquela personalidade e aquele temperamento e a nós que lideramos pessoas, devemos as ajudar para que trabalhem juntas e cooperem umas com as outras apesar de serem diferentes.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Pastor da Igreja Aviva Panambi, Bacharel em Teologia, Pós Graduado em Liderança Exemplar, especialista em Aconselhamento Pastoral e Libertação e Cura, Escritor com dois livros lançados, Músico e Compositor. É casado com Cíntia Stürmer e pai do Benjamin e Natanael.

Trending