Siga-nos!

igreja

Pastores russos iniciam movimento de jejum e oração pela Ucrânia

Pastores divulgaram lista de pedidos de oração.

em

Militares ucranianos perto da fronteira com a Rússia
Militares ucranianos perto da fronteira com a Rússia (Foto: Reprodução/AP)

A guerra iniciada pela Rússia contra o país vizinho, a Ucrânia, tem levado pastores russos a iniciar um movimento de jejum e oração pela paz, pedindo o fim dos ataques promovidos por Vladimir Putin.

Russos também pedem perdão aos ucranianos pela ação do exército em seu país, demonstrando baixo apoio da população da Rússia ao ataque.

O líder da New Life Church em Yekaterinburg, a quarta maior cidade da Rússia, pastor Victor Sdukov, usou suas redes sociais para manifestar seu apoio aos ucranianos, mudando sua foto de perfil no Facebook para incorporar uma pequena bandeira da Ucrânia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, ele também mudou sua capa para exibir a bandeira e o tryzub, o tridente de ouro do brasão oficial da Ucrânia, em sinal de apoio a nação vizinha.

O pastor pentecostal faz parte da União Russa Associada de Cristãos de Fé Evangélica-Pentecostal (ROSKhVE) e sua posição gerou centenas de comentários. “Irmão, eu sempre pensei e disse que você era um homem corajoso”, afirmou um. “Não há preço para o que você está fazendo agora!”

A coragem atribuída ao pastor se deve a repressão imposta pelo governo da Rússia, que tem prendido aqueles que se manifestam contra a guerra, que se quer pode ser chamada de guerra no país, sob pena de censura.

O pastor também compartilhou uma petição do Change.org que pede aos russos que se oponham à guerra na Ucrânia. Mais de 960.000 pessoas assinaram o documento virtual até a noite de domingo.

“Independentemente das causas, a guerra é um mal terrível”, afirmou. “Deus nos chamou para amar [e] os valores primários não devem ser os contornos específicos das fronteiras, mas as almas humanas”.

Orando para que a paz “seja restaurada o mais rápido possível”, pediu jejum “até a resolução divina do conflito fratricida”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele não foi o único líder evangélico com coragem para condenar a ação da Rússia na Ucrânia.

“Lamento muito que meu país tenha atacado seu vizinho”, afirmou Constantin Lysakov, pastor da Igreja Bíblica de Moscou. “Não importa como chamemos esse evento, não importa como o justifiquemos, … não há transferência de culpa quando você está se arrependendo. E todos nós devemos nos arrepender pelo que aconteceu.”

Cerca de 700 igrejas dentro das 26 uniões protestantes que compõem a Comunidade de Cristãos Evangélicos de Toda a Rússia declararam em conjunto um tempo de oração e jejum pela paz.

De acordo com Pavel Kolesnikov, ex-presidente da ARCEC e diretor regional da Eurásia para o Movimento de Lausanne uma agenda de oração foi divulgada.

Sua agenda de oração incluiu cinco ênfases:

1) Pela paz entre os povos irmãos da Rússia e Ucrânia
2) Para que as autoridades e “governantes” tenham temor de Deus, força e vontade de pacificação
3) Pela segurança do povo da Ucrânia, bem como dos cristãos que vivem na Ucrânia em locais de conflito armado
4) Pela Igreja, para que Deus a preserve de divisões e conflitos em meio à situação agravada
5) Compreender como cada associação de igrejas pode responder às necessidades das pessoas afetadas pela guerra

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Líder da Igreja Batista Zelenograd, em Moscou, Kolesnikov pediu aos participantes do culto matinal que dessem as mãos e orassem juntos.

“Não é a nossa guerra”, disse ele. “Nós amamos nossos irmãos e irmãs ucranianos”, continuou segundo o Christianity Today.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending