Siga-nos!

igreja perseguida

Pastor sequestrado pelo Boko Haram é morto na Nigéria

Líder cristão sequestrado pelo grupo islâmico no início de janeiro é morto após não entrarem em acordo quanto ao valor do resgate

Portas Abertas

em

Cristão nigeriano. (Foto: Portas Abertas)

O Boko Haram executou o pastor Lawan Andimi na última segunda-feira (20), na Nigéria. Ele era diretor sênior da Associação Cristã da Nigéria (CAN, da sigla em inglês) da Área Governamental Local de Michika e secretário do Conselho da Igreja Distrital de Brethren, no estado de Adamawa. Como noticiado, o pastor havia sido capturado pelo grupo extremista islâmico no dia 3 de janeiro.

A notícia da execução foi dada pelo jornalista Ahmed Salkida e confirmada pela CAN. Aparentemente, ele foi decapitado. Um líder da Associação, o bispo Dami Mamza, disse aos repórteres que as negociações de resgate com os terroristas estiveram em curso, mas ultimamente haviam se rompido. O grupo rejeitou o acordo de mais de 100 mil dólares e pediu por mais de 500 mil dólares.

“Eles ligaram para a esposa do pastor na última semana, informando que ele seria morto no sábado, mas de alguma forma esperaram até segunda”, disse Mamza. O presidente da CAN, Samson Ayokunle, um dia após a morte, descreveu o ocorrido como terrível, lamentável e uma vergonha para o governo federal. Em uma declaração, ele lamentou a inabilidade do governo de proteger os cidadãos da Nigéria.

O diretor Legal e de Assuntos Públicos da CAN, o evangelista Kwamkur Vondip, disse: “Recordamos que, infelizmente, o falecido pastor Lawan Andimi, enquanto cativo, fez um apelo à liderança da igreja e ao governo federal por seu resgate. A igreja fez tudo o que estava ao seu alcance para assegurar a liberdade em segurança do pastor, mas isso não foi possível porque não tinha poder militar para fazer algo efetivo”. O pastor Lawan deixou esposa e nove filhos.

Pastor decapitado enquanto o Parlamento Europeu diz que o governo não está fazendo o

Outro líder é morto por grupos radicais

Também nessa segunda-feira (20) outro líder cristão, Augustine Avertse foi assassinado junto cm seu pai, Akaa’am Avertse e mais duas pessoas. Augustine liderava uma comunidade cristã no Centro da Nigéria. Alguns militantes do grupo de pastores de cabra Fulani, que tem sequestrado e matado cristãos na Nigéria, atacaram a comunidade de Abebe. O grupo estava fortemente armado e invadiu a comunidade atirando indiscriminadamente, forçando as pessoas a correrem em busca de segurança.

Não se sabe ao certo o número de mortos ou feridos, ou ainda se houve sequestros durante a ação.

A Nigéria está em 12º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. O país é o primeiro no ranking de assassinatos de cristãos por motivos religiosos com 1.350 mortes. A pesquisa aponta 2.983 cristãos mortos por motivos religiosos em 2019.

Campanha apoia líderes africanos

A Portas Abrtas tem apoiado física, espiritual e financeiramente líderes da igreja cristã na África Subsaariana. Na foto, o pastor Stifanus Amonga lendo a Bíblia em sua igreja sendo reconstruída após incêndio cometido pelo Boko Haram. A Portas Abertas o apoia com treinamento e com recursos para a reconstrução da igreja.

Um dos projetos da organização inclui a capacitação de líderes por meio de discipulado e estudo da Bíblia. Para saber mais e participar desta campanha, acesse a campanha CAPACITE CRISTÃOS PERSEGUIDOS. 

Para saber mais sobre a perseguição religiosa e a Lista Mundial da Perseguição 2020, acesse www.portasabertas.org.br

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países apoiando os cristãos perseguidos por sua fé em Jesus

Trending