Internacional
Papa dedica-se a promover diálogo com muçulmanos
Pontífice planeja “escrever uma nova página na história relações entre as religiões”

O papa Francisco publicou um vídeo onde anuncia que planeja “escrever uma nova página na história relações entre as religiões”. Isso teria início com sua viagem de 3 a 5 de fevereiro aos Emirados Árabes Unidos.
Segundo o Vaticano, a viagem foi a resposta a um convite do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed bin Zayed Al Nahyan. É a primeira vez que um pontífice visita o país de maioria muçulmana.
Francisco participará do “Encontro Inter-religioso Internacional sobre a Fraternidade Humana”. A Santa Sé afirmou que trata-se de uma viagem para fortalecer o diálogo com o Islã. Na ocasião ele se encontrará com um “amigo e irmão”, o grande imã sunita de Al-Azhar, o xeque Ahmed al-Tayeb.
O líder maior dos católicos considera que o Encontro reflete “a coragem e a vontade de afirmar que a fé em Deus une, em lugar de dividir, aproxima, apesar das diferenças, e afasta a hostilidade e a aversão”.
Os fiéis que não estarão na capital poderão acompanhar a visita com transmissões ao vivo, via streaming, nas igrejas, paróquias e nas próprias casas. Francisco deve visitar a Igreja Católica de Santa Maria, em Dubai, um dos únicos templos cristãos na Península Arábica.
Assista: