Siga-nos!

estudos bíblicos

Os vencedores terão vestes brancas

O termo “vestes brancas” tem a ver com o contexto cultural da época de João.

Cris Beloni

em

Vestes brancas (Reprodução/Canvas)

“O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.” (Apocalipse 3.5)

Contexto cultural do livro de Apocalipse

Nos tempos de Cristo, era muito cara a produção de roupas. As pessoas comuns possuíam, no máximo, entre uma e duas vestes, que tinham um tom pastel para não sujar com facilidade. Segundo o arqueólogo e professor de teologia, Rodrigo Silva, o valor investido numa roupa seria o equivalente a um carro zero nos dias de hoje.

Ele conta que as pessoas precisavam de uma “veste branca nova” para ir ao Templo, em Jerusalém, ou a um casamento. Quem não tinha condições de comprar a roupa nova costumava levar a roupa velha ao campo do Lavandeiro, e assim conseguir um aspecto melhor em suas vestes por um preço menor.

De qualquer forma, para comparecer a eventos importantes as pessoas precisavam investir dinheiro, o que muitas vezes poderia representar um sacrifício, pois nem todas as pessoas tinham condições para isso.

Poderíamos também fazer essa comparação com o vestido de noiva que, em diversas culturas, é muito importante. No Brasil, por exemplo, um vestido novo de estilista renomado pode custar em média 60 mil reais. Os mais simples, cerca de 20 mil. A noiva que não tem condições de comprar, pode alugar por um preço que varia de 2 a 8 mil reais, por exemplo. Se, ainda assim, não tiver condições financeiras, pode emprestar de alguém. Percebeu como um vestido pode ser importante dependendo da ocasião?

Os justos receberão vestes brancas

Levando em conta o contexto da época em que João escreveu essas palavras, inspirado por Jesus, quer dizer que diante de Deus não haverá diferença social. Todos terão direito ao que há de melhor. Nesse caso, João usa como exemplo as vestes. Veja aqui alguns textos relacionados:

“Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos.” (Apocalipse 19.14)

“Então um dos anciãos me perguntou: Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?” (Apocalipse 7.13)

“…você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.”(Apocalipse 3.4)

“Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro. O linho fino são os atos justos dos santos.” (Apocalipse 19.8)

Estamos diante de mais uma simbologia e devemos lembrar que o mundo espiritual é diferente do mundo físico. Na Terra, as roupas feitas de pano são comuns para cobrir o nosso corpo, mas o corpo espiritual não precisa disso. Essa simbologia, porém, nos mostra que o “linho branco, fino, puro e brilhante” representa uma pessoa fiel, sincera e digna de se encontrar com o Criador.

Vestir-se de sentimentos

A Bíblia também usa as vestes para simbolizar os sentimentos, tanto bons quanto ruins. Veja aqui alguns textos metafóricos:

“Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale.” (Salmos 30.11-12)

“Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência.” (Salmos 73.6)

“…quando ponho vestes de lamento, sou motivo de piada.”(Salmos 69.11)

“Seus inimigos se vestirão de vergonha, e as tendas dos ímpios não mais existirão.” (Jó 8.22)

Mas também há os textos que mostram as vestes apenas representando os sentimentos, diante da sociedade. As pessoas, literalmente, se vestiam conforme o momento em que estavam vivendo. Os bêbados, por exemplo, vestiam trapos, conforme Provérbios 23.21.

Jacó, em estado de luto, rasgou suas vestes e vestiu-se de pano de saco quando soube da suposta morte de José (Gênesis 37.34). Os reis se vestiam elegantemente para exibir sua glória diante do povo. O profeta João Batista, por outro lado, usava uma roupa rústica feita de pelos de camelo, normalmente usada pelos pobres. Veja o que Jesus disse às pessoas daquela época:

“O que vocês foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios.” (Lucas 7.25)

E com estas palavras, Jesus mostrou o total desprendimento do profeta quanto ao mundo material. João Batista vivia no deserto e se preocupava em cumprir sua missão que era batizar as pessoas nas águas, para que fossem purificadas, simbolicamente, de seus pecados. Para cumprir o propósito de Deus ele renunciou a muitas coisas, como por exemplo, se despir de qualquer vaidade para se vestir de uma vida muito simples.

Conclusão

Todas as vezes que encontrarmos na Bíblia o termo “vestes brancas”, isso deve nos lembrar que, diante de Deus, somos todos valorosos e especiais. Todos teremos o direito de “vestir” o que há de melhor e mais precioso. Ninguém vai precisar fazer sacrifício para isso, pois Jesus já sacrificou a Si próprio por todos nós.

“Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.” (Malaquias 3.2)

“Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las.” (Marcos 9.3)

“Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.” (Apocalipse 22.14)

Que as nossas vestes possam refletir o nosso estado de espírito. E se, por acaso, neste momento, nosso sentimento não for tão bom assim, saiba que Deus pode mudar essa situação. Ele cura os doentes, trata das pessoas feridas e machucadas. Ele pode nos vestir adequadamente, como vestiu a nação Israel, por exemplo, a comparando com uma noiva. Veja:

“Eu lhe dei banho com água e, ao lavá-la, limpei o seu sangue e a perfumei. Pus-lhe um vestido bordado e sandálias de couro. Eu a vesti de linho fino e a cobri com roupas caras. Adornei-a com joias; pus braceletes em seus braços e uma gargantilha em torno de seu pescoço; dei-lhe um pendente, pus brincos em suas orelhas e uma linda coroa em sua cabeça. Assim você foi adornada com ouro e prata; suas roupas eram de linho fino, tecido caro e pano bordado. Sua comida era a melhor farinha, mel e azeite de oliva. Você se tornou muito linda e uma rainha. Sua fama espalhou-se entre as nações por sua beleza, porque o esplendor que eu lhe dera tornou perfeita a sua beleza, palavra do Soberano Senhor.” (Ezequiel 16.9-14)

Se você quer se aprofundar nos estudos, adquira os e-books clicando nos links:

Escatologia I – Fim dos tempos;
Apocalipse Investigado;
Armadura de Deus;

Estude a Bíblia no Telegram

No grupo de estudos Bíblia Investigada você poderá tirar muitas dúvidas sobre vários textos bíblicos. A proposta de trabalho está baseada no jornalismo, sempre em busca de compreensão das Escrituras através de pesquisas e reportagens que incluem expressões idiomáticas, costumes judaicos e cultura dos povos antigos.

Aqueles textos que parecem confusos ou que são usados de forma inadequada podem ganhar um novo sentido e mudar nossas vidas de maneira muito positiva. A Bíblia é incrível! Quanto mais nos aprofundamos em seus ensinamentos, mais nos transformamos e caminhamos em direção ao Criador.

Se você quer receber nossos estudos semanalmente acesse o grupo.

Acompanhe a página Bíblia Investigada no Facebook.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Jornalista e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de "Jornalismo Investigativo Bíblico", é autora dos livros Derrubando Mitos e Apocalipse Investigado. Seus temas envolvem missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análises de textos bíblicos.

Trending