Siga-nos!

mundo

Organização entra com processo para banir sistema eletrônico de votação

O sistema Dominion Democracy não imprime o voto para que o eleitor possa verificar.

em

Dominion Voting
Dominion Voting (Foto: John Bazemore/AP)

Na terça-feira (24) a VoterGA anunciou que entrou com uma petição legal, juntamente com o deputado estadual Philip Singleton, para proibir o sistema de votação Dominion Democracy Suite 5.5 da Geórgia, nos Estados Unidos.

Em 2020, o tribunal Distrital dos Estados Unidos da Geórgia do Norte, já declarou o sistema de votação como uma violação da lei no estado, que exige um sistema de votação que imprima uma cédula de papel que o eleitor possa verificar.

Além disso, a lei obriga que o sistema” produza cédulas de papel que são marcadas com as escolas do eleitor em formato legível”. A juíza Amy Totenberg, concluiu então que o sistema não fazia nenhuma dessas coisas quando os eleitores queriam votar pessoalmente.

Sistema de votação ilegal

Essa nova petição, busca liminares temporárias e permanentes contra o uso do novo sistema de votação pelo estado, e alega que não há como verificar o voto, sendo, portanto, ilegal.

O documento ainda sustenta que as recomendações fornecidas pela VoterGA à Comissão Eleitoral Segura, Exata e Justa (SAFE) advertiram que qualquer novo sistema deve escrever as marcas do voto legível para os humanos.

Acontece que o Dominion Democracy Suite 5.5 usa uma tela de toque para imprimir os votos dos eleitores em código QR, no entanto, os humanos não conseguem ler o código QR, e isso seria ilegal de acordo com a lei da Geórgia.

A VoterGA teria alertado o secretário de Estado Brad Raffensperger sobre a inverificabilidade dos sistemas de votação, mas mesmo assim em 2019 ele comprou as máquinas por mais de 100 milhões de dólares, segundo a Charisma News.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending