Siga-nos!

Internacional

ONU pode ficar sem dinheiro até ao final do mês

Apenas 70% do orçamento foi pago pelos Estados-membros.

em

António Guterres. (Foto: Reprodução / Youtube)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas  (ONU) afirmou que a organização internacional poderá ficar sem dinheiro até o fim do mês. Ele também afirmou que medidas poderão ser tomadas para garantir o pagamento dos funcionários.

António Guterres enviou uma carta interna às cerca de 37 mil pessoas que trabalham para o secretariado da ONU. O secretário-geral admite que o orçamento operacional da organização registra um défice de 230 milhões de dólares.

Ele afirma que “as últimas reservas de tesouraria podem esgotar até ao final do mês”. Guterres também disse que para garantir o pagamento de salários da estrutura da organização até ao final de 2019, medidas terão de ser tomadas.

Para tentar economizar, António Guterres limitou as despesas do último trimestre do ano, incluindo o aditamento de conferências e reuniões. Também foram limitadas as viagens oficiais.

“Até à data, os Estados-membros pagaram apenas 70% do montante total necessário para as atividades inscritas no orçamento ordinário de 2019”, indica Guterres.

Publicidade