Siga-nos!

Opinião

O segredo para aproveitar as oportunidades e mudar de vida

Por pior que possa parecer à situação, sempre será possível encontrar um meio de progredir.

Marcos Cohen

em

Subindo escadas. (Photo by Lindsay Henwood on Unsplash)

Apesar de muitas dificuldades que possamos enfrentar, as oportunidades surgem para todos. Todas as pessoas terão, ao longo de sua vida, a chance de ir além e alcançar mudanças profundas em suas histórias.

Salmos 118.24, diz assim: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.

Leia mais...

O que o salmista está dizendo é que todos os dias temos novas oportunidades, mesmo que as coisas pareçam ruins. Nós podemos reagir a isso com regozijo e alegria, ou deixar que tudo nos afete.

Ou seja, se estamos insatisfeitos com as circunstâncias que nos cercam, temos a possibilidade de mudar isso, iniciando uma nova etapa na vida. Para isso, precisamos ficar atentos às oportunidades que surgirão.

Mas essas conquistas dependem exclusivamente de nosso esforço e dedicação. Não basta desejar construir um futuro melhor, mas é preciso se dedicar a usar todas as boas oportunidades que surgirem em nossas vidas.

No artigo anterior, em que tratei sobre “Como vencer o desânimo e começar a viver hoje”, apresentei o planejamento como algo fundamental para a superação e a busca por resultados. Neste sentido, acredito que boas oportunidades surgem em meio aos planos bem elaborados.

Por pior que possa parecer à situação, sempre será possível encontrar um meio de progredir. Mas lembre-se: é fundamental que haja o desejo de crescimento, pois as portas só se abrem para aqueles que realmente querem progredir.

O filósofo, estrategista e general chinês, Sun Tzu, dizia que “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”. Isso significa dizer que quem sabe aproveitar aquilo que está sendo colocado diante dele, terá diante de si um caminho de sucesso.

No entanto, é preciso ter coragem de arriscar. Pessoas que vivem uma vida estagnada, que não avançam, não são corajosas suficientes para arriscar. O risco pode ser uma catapulta que lançará você cada vez mais longe.

Você também pode aprender a criar oportunidades por meio do risco. Quando você assume o risco de correr atrás da mudança que almeja alcançar, está consequentemente passando a trilhar um caminho de oportunidades.

Não esqueça que a maneira como você reage às circunstâncias da vida irá estabelecer o seu destino. O sol está nascendo para todos, mas alguns estão enfrentando dificuldades maiores e outros menores. O fato é que a maneira como irão reagir a isso é que vai determinar onde poderão chegar.

O que irá contar no final é nossa capacidade de extrair o melhor das circunstâncias, aproveitando ao máximo todas as chances que surgirem em nossa trajetória. Se dominar bem este segredo, então será capaz de mudar de vida.

Empresário, fundador da Excellence Life, criador do The Universe Of Excellence, programa de treinamentos em Israel. É judeu, fluente em hebraico, inglês e português. Formado em Administração de Empresas, Gestão de Negócios Internacionais, Business Intelligence (BI), Programação Neurolinguística (PNL) e Master Coach.

Continue lendo