estudos bíblicos

O que significa vestir-se modestamente?

A Bíblia adverte sobre como nossas vestimentas devem honrar a Deus.

em

Roupas no varal (Foto: Jason Briscoe/Unsplash)

O apóstolo Paulo exorta as mulheres a se vestirem modestamente na igreja, com decência e decoro. Esse ensinamento se aplica também aos homens. A modéstia no vestir deve ser o padrão para todos os cristãos em todos os tempos. A atitude e intenção do coração é a chave para entender o que constitui modéstia no vestir.

“Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus”, diz 1 Timóteo 2:9-10.

Uma mulher piedosa se esforça para fazer tudo com uma perspectiva “dirigida a Deus”. Se uma mulher professa ser cristã, mas se veste de uma maneira que chama indevidamente a atenção para seu corpo, ela é uma pobre testemunha de Cristo. Ela está esquecendo que seu corpo foi redimido por Cristo e agora é o templo do Espírito Santo. Ao se vestir intencionalmente de maneira indecente, ela encoraja seus irmãos em Cristo a pecar, algo condenado por Deus.

A Escritura diz que devemos nos vestir modestamente, mas o que isso significa na sociedade moderna? Se o coração de uma mulher está inclinado para a piedade, ela usará roupas que não sejam nem provocativas nem reveladoras em público. Ela evita roupas destinadas a chamar a atenção para seu corpo e fazer os homens cobiçarem, pois sabe que esse tipo de atenção apenas a desvaloriza. A modéstia no vestir revela modéstia e piedade de coração.

A modéstia no vestir não é apenas para a igreja, mas deve ser praticada por todos os cristãos em todos os momentos. Aqueles cujo coração está inclinado para Deus farão todo esforço para vestir-se com modéstia, decência e apropriadamente. Aqueles cujo coração está inclinado para o ego se vestirão de maneira a chamar a atenção para si mesmos, com pouca ou nenhuma consideração pelas consequências para si mesmos ou para os outros.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”, diz 1 Coríntios 6:19,20

A modéstia no vestir é uma questão de honrar a Deus e ser uma boa testemunha de Cristo. Uma mulher piedosa busca amar e honrar a Deus em todas as áreas da vida, incluindo sua aparência. A modéstia no vestir revela uma atitude humilde e piedosa de coração. Todos os cristãos devem buscar a modéstia no vestir para honrar a Deus e ser uma boa testemunha de Cristo.

A modéstia no vestir não é uma questão de legalismo ou conformismo, mas de amor e obediência a Deus. Aqueles que amam a Deus farão todo esforço para vestir-se de maneira modesta e apropriada em todas as ocasiões. A modéstia no vestir é uma maneira de mostrar respeito e honra a Deus e de evitar a tentação de pecar contra Ele e contra os outros.

Em um mundo onde a cultura promove a sexualização e a objetificação das mulheres, a modéstia no vestir é uma maneira de se opor a essa tendência e mostrar um caminho melhor. A modéstia no vestir revela uma atitude de respeito por si mesmo e pelos outros, e promove uma cultura de dignidade e respeito. Todos os cristãos devem buscar a modéstia no vestir

Trending

Sair da versão mobile