Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre o suicídio?

O posicionamento cristão e questões práticas sobre o suicídio.

em

Suicídio. (Foto: Ian Espinosa /Unsplash)

Salvação para suicidas

No ano passado, uma grande polêmica se disseminou pela internet a partir da declaração de alguns teólogos calvinistas sobre a salvação para suicidas, desde que eleitos por Deus incondicionalmente para a salvação. Rejeitamos peremptoriamente a doutrina calvinista da eleição incondicional, mas reconhecemos que a questão da salvação para os suicidas é uma questão delicada, para a qual devemos descalçar nossos pés. Não obstante, é quase impossível que esta pergunta não ocorra enquanto estudamos este assunto por uma perspectiva teológica: o suicida pode ser salvo?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sobre esta questão, o Dr. Douglas Baptista responde contundentemente:

Lamentamos, porém, que alguns religiosos no afã de defenderem um dogma de sua denominação religiosa insistem em apresentar argumentos falaciosos, garantindo a salvação de quem comete suicídio, e assim, de maneira insensata e inconsequente, consciente ou inconsciente, fazem apologia à prática do suicídio”. [5]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ravi Zacharias, admirável apologista indiano, disse mui acertadamente sobre o suicídio: não brinque com ambiguidades [6]. Não se pode brincar com a eternidade que começa logo depois do último suspiro aqui. Se a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus, que os que encobrem as transgressões nunca prosperarão, e que homicidas não herdarão o reino dos céus, é bom considerarmos seriamente se há “perdão automático” para os que cometem suicídio premeditadamente, um homicídio de si mesmo!

Entretanto, podemos afirmar com certeza que para aqueles que não tiveram êxito em sua tentativa de suicídio – graças a Deus, o laço quebrou-se! (Sl 124.7) – há perdão e restauração no Senhor, se houver arrependimento sincero. O sangue de Jesus é poderoso para remover a culpa e até transformar esta pessoa em alguém que viverá para ajudar outras pessoas na prevenção contra o suicídio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Páginas: 1 2 3 4 5

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending