Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre o suicídio?

O posicionamento cristão e questões práticas sobre o suicídio.

em

Suicídio. (Foto: Ian Espinosa /Unsplash)

No Novo Testamento

Judas Iscariotes, um dos apóstolos de Cristo, é o único caso de suicídio registrado no Novo Testamento (Mt 27.5). Devido seu coração avarento e ladrão (Jo 12.6), vendeu Jesus por trinta moedas de prata (Mt 26.15). Assim, fez-se “filho da perdição” (Jo 17.12), privando-se da graça de Deus que poderia salvá-lo e assinando com seu próprio sangue a sua sentença de condenação eterna (Mt 26.24).

Como Judas morreu?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mateus (27.5) declara que Judas enforcou-se. Entretanto, o livro de Atos (1.18) diz que ele caiu e que seu corpo abriu-se. Para que não fique dúvidas, erudito Norman Geisler responde com facilidade esta aparente contradição:

“Esses relatos não são contraditórios, mas mutuamente complementares. Judas enforcou-se assim como Mateus afirma que ele fez. O relato de Atos apenas acrescenta que Judas caiu, e o seu corpo rompeu-se pelo meio, e suas entranhas se derramaram. Isso é exatamente o que seria de se esperar que acontecesse com quem se enforcasse numa árvore sobre um penhasco de rochas pontuadas e sobre elas caísse” . [1]

Suicídios no mundo atualmente

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo informações do blog Prevenção ao suicídio [2] e com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 800 mil pessoas morram por suicídio anualmente em todo mundo, uma a cada 40 segundos, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. Cerca de 78% ocorrem em países de renda média e baixa. Segundo a OMS (os dados são de 2015), apenas 28 países possuem estratégia nacional de combate à morte voluntária. A média global é de 10,7 por 100 mil habitantes, sendo 15/100 mil entre homens e 8 entre as mulheres.

​O continente que apresenta os índices mais altos é a Europa (14,1); em seguida vem o Sudeste Asiático, com 12,9 suicídios por 100 mil. A taxa dos países africanos é de 8,8 a cada 100 mil, e nas Américas é de 9,5 por 100 mil. No Brasil, que está na oitava posição do ranking mundial de suicídio em números absolutos (cerca de 12 mil por ano), o índice proporcional à população é considerado baixo: 6,3 suicídios para cada 100 mil habitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, uma ressalva: como os dados informados à Organização Mundial da Saúde nem sempre são de boa qualidade, então há a possibilidade destas proporções serem bem maiores em cada região/país. Noutras palavras, há a possibilidade de o número absoluto de suicídios no mundo ultrapassarem os 1 milhão por ano!

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Páginas: 1 2 3 4 5

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending