Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre doação de órgãos?

O amor que gera vida e gratidão.

em

Médicos em meio à uma operação (JAFAR AHMED / Unsplash)

Doar órgãos é um ato de amor

O amor de Deus

A Ética Cristã tem em Cristo o seu ponto de referência. E como bem pontua o comentarista da Lição, o Dr. Douglas Baptista, “o Salvador não doou apenas um ou outro órgão para salvar nossas vidas. Ele entregou a sua vida por inteiro para que não fôssemos condenados à morte eterna”.

O próprio Jesus quem disse: “…o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (Jo 6.51). E a motivação não foi outra senão esta: “Porque Deus amou o mundo…” (Jo 3.16).

Se temos a pretensão de ser discípulos de Cristo, então sigamos os seus passos!

O amor pelo próximo

O apóstolo do amor registra o ensino de Jesus sobre qual a maior prova de amor que alguém pode dar: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15.13). Quando aceitamos ser doadores, mais que membros do nosso corpo, estamos doando vida para alguém.

A pessoa que em vida doa órgãos ou a família que autoriza a doação de órgãos do parente que sofreu morte encefálica, está dando uma sublime demonstração de amor, que muito se aproxima daquela grande prova de amor que Cristo deu pelo mundo ao oferecer-se a si mesmo na cruz do Calvário.

Novamente exorta-nos o apóstolo do amor: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1Jo 3.18). Não doar não é pecado, mas é deixar de participar dessa dimensão mais elevada do verdadeiro amor. Como disse Paulo, “o amor… é benigno” (1Co 13.4).

O amor que gera vida e gratidão

O pastor assembleiano Claudionor de Andrade narra seu testemunho pessoal de transplante de órgãos. Tendo recebido em 2006 o diagnóstico de que sofria de uma grave doença, a cirrose hepática, e que a tal evoluía rapidamente, foi encaminhado para o setor de transplantes do Hospital Geral de Bonsucesso, hospital público do Rio de Janeiro.

Entre longo tratamento, incessantes e fervorosas orações, Deus concedeu a vitória ao seu servo no ano de 2009, através de um transplante de fígado, cujo doador e sua família ele nunca chegou a conhecer.

Hoje o pastor Claudionor de Andrade vive bem para glória de Deus, e inclusive muito ativo na obra do Senhor. A revista da Escola Dominical do próximo trimestre (CPAD) traz os seus comentários sobre o livro de Levíticos. Certamente as palavras do salmista bem poderia ser as palavras do irmão Claudionor: “Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor” (Sl 118.17).

“Naquele momento, restava-me agradecer a Deus. Faltando-me palavras, orei pela família que, anônima e abnegada, permitiu que os órgãos de seu ente querido viessem a salvar não apenas a mim, mas também a outras pessoas igualmente graves e crônicas”, relata Claudionor de Andrade, já reabilitado. [7]

REFERÊNCIAS

[1] Diálogos verídicos retirados do programa Conexão Repórter, do SBT, transmitido em 10/12/2014. Disponível no Youtube: www.youtube.com/watch?v=fj59pfVnbAs
[2] Claudionor de Andrade. As novas fronteiras da Ética Cristã, CPAD, pp. 125,6
[3] Informação do Ministério da Saúde. Disponível aqui: portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-transplantes-de-orgaos/sobre-o-programa
[4]  Informação do Ministério da Saúde disponível aqui: portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-transplantes-de-orgaos/sobre-o-programa
[5] Informação da ABTO disponível aqui: www.abto.org.br/abtov03/Upload/image/Campanhas-e-Eventos/folder2016.pdf
[6] Claudionor de Andrade. Op. cit., p. 122
[7] Claudionor de Andrade. Op. cit., p. 121

Páginas: 1 2 3 4

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending