Siga-nos!

estudos bíblicos

O que a Bíblia diz sobre a disciplina na igreja?

A disciplina eclesiástica foi orientada por Jesus Cristo.

em

Igreja
Igreja (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

A disciplina eclesiástica é um tema muito importante para os cristãos, visto que gera muitos debates.

Primeiramente, devemos entender que o objetivo dela é corrigir comportamentos pecaminosos entre os membros de uma igreja local, visando proteger a igreja e restaurar o pecador em seu relacionamento com Deus.

Além disso, podemos afirmar que a disciplina eclesiástica tem o objetivo de manter a boa orientação ética da igreja em relação às Escrituras.

Nesse sentido, vale ressaltar que em alguns casos a disciplina pode resultar na excomunhão do membro, ou remoção formal do indivíduo.

Disciplina

Jesus Cristo instruiu sobre o comportamento básico para a disciplina de alguém que não está tendo o comportamento adequado na igreja.

Em Mateus 18:15-20, nós lemos: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano”.

Assim, a disciplina tem uma base bíblica fundamental, com foco no próprio Senhor Jesus.

Evidentemente que este processo não é agradável, mas necessário para que a igreja não seja contaminada.

Além disso, claramente a Bíblia orienta para que a disciplina inicie de forma privada, gradualmente se tornando pública se for necessário.

No contexto da disciplina da igreja, Paulo pergunta: “Que me importa julgar aqueles que estão fora da igreja? Você não deve julgar os que estão dentro? (1 Coríntios 5:12 ).

Logo, entendemos que aquele que terá de sofrer as consequências da correção precisa estar dentro da igreja. Fazer parte da comunhão da igreja.

Na igreja de Corinto, nós temos um exemplo de disciplina que acabou gerando à excomunhão. Esse fato está descrito em 1 Coríntios 5:1-13.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending