Siga-nos!

Mundo Cristão

“O ideal é a família unida, não a separação”, defende papa

Francisco acredita que a família é um sonho de Deus

Avatar

em

Papa Francisco

Como de costume, depois de suas viagens, o papa Francisco dedicou um tempo para falar sobre seus principais momentos na Irlanda. Presente no Encontro Mundial das Famílias, Francisco fez um discurso sobre a importância da união e do perdão.

Ele afirmou que o “sonho de Deus” para toda a família humana é a unidade e convidou as famílias a participarem desse sonho “fazendo do mundo uma casa onde ninguém se sinta sozinho, indesejado ou excluído”.

O pontífice também comparou os testemunhos de amor conjugal como “pontos de luz”. Foram ressaltados o valor da comunicação entre as gerações e o papel específico que cabe aos avós para consolidar os laços familiares e transmitir a fé.

“Hoje, é difícil dizer, parece que os avós incomodam. Nessa cultura do descarte, eles são deixados de lado. Mas eles são a sabedoria, a memória das famílias. Por favor, não descartem os avós, que sejam sempre próximos aos netos”, alertou.

Igreja na Irlanda do Norte

Sua visita à Irlanda chegou a causar um elemento de “dor e amargura”, como o papa descreveu. Ele lamentou as várias formas de abusos na Igreja. E também elogiou aqueles que buscaram purificação e reconciliação com aqueles que sofreram esses abusos.

No encontro com os bispos, pediu a eles que, com a honestidade e a coragem, inaugurassem uma “estação de renovação da Igreja na Irlanda”. Durante o Encontro Mundial das Famílias, o papa descreveu o evento como uma “experiência profética”.

Reforçando o tema “família”

“Nós esquecemos as muitas famílias que vão avante com fidelidade, pedindo perdão recíproco quando há problemas”, disse. O papa comentou que é comum ver em jornais e revistas casais que se separam.

“Por favor, isso é ruim! Eu respeito cada um, devemos respeitar todas as pessoas, mas o ideal não é o divórcio, a separação, a destruição da família, mas a família unida. Esse é o ideal!”, defende.

O papa exortou então os fiéis a se prepararem para o próximo Encontro Mundial das Famílias, que se realizará em Roma em 2021.

Cris Beloni é jornalista, teóloga e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de Jornalismo Investigativo Bíblico e é autora do livro Derrubando Mitos.

  • Estudos Bíblicos 1 dia atrás

    Especialista em pregação bíblica ensina elaborar sermões impactantes em 30 dias