Siga-nos!

estudos bíblicos

O evangelho já foi pregado em todo o mundo?

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24.14)

em

Bíblia aberta em meio à multidão. (Aaron Burden / Unsplash)

Mateus 24 (mesmo conteúdo de Marcos 13, Lucas 21) apresenta um texto que conhecemos como Sermão Profético. Jesus estava assentado no monte das Oliveiras, quando seus discípulos lhe perguntaram sobre o fim dos tempos.

E esse foi o último discurso do Mestre, pois ele estava vivendo a sua última semana aqui na terra. E a resposta Dele aos discípulos foi bem ampla, descrevendo os sinais que precederiam esse fim.

Veja aqui alguns:

  • Muitos vão enganar as pessoas, dizendo ser Jesus Cristo;
  • Haverá falsos profetas e falsos mestres;
  • Grandes sinais e maravilhas serão feitos para enganar as pessoas;
  • Ouviremos falar de guerras, rumores de guerras e rebeliões;
  • Nação vai lutar contra outra nação e reino contra reino;
  • Haverá fomes, terremotos e pestes em vários lugares;
  • Intensa perseguição aos cristãos;
  • Ódio e traição até mesmo entre familiares;
  • Aumento da maldade e frieza espiritual (apostasia);
  • Acontecimentos terríveis e grandes sinais vindos do céu;
  • O sacrilégio terrível (como descreveu o profeta Daniel);
  • E a grande tribulação.

Primeiro vamos entender que o “tempo do fim” vai ocupar um período da história e isso pode levar alguns anos para acontecer. Nesse estudo, vamos analisar apenas um dos sinais que vai anunciar esse tempo, que é a pregação do Evangelho em todo o mundo.

Mundo (do grego oikoumene) – significa “área habitada da terra”.

Nesse estudo, não vamos numerar quantos países, povos ou etnias foram ou não alcançados pelo Evangelho, mas vamos analisar pelo número de idiomas em uso, que são 7.351 (de acordo com informações atuais da Sociedade Bíblica Brasileira).

O professor Luiz Sayão observa que, em nosso século, pela primeira vez, o Evangelho “pode” alcançar toda essa terra habitada, mas ainda não alcançou. Sabemos que há um grande esforço missionário da igreja de Cristo para que isso aconteça, mas nem todas as etnias já foram evangelizadas, e é por isso o fim ainda não veio.

Mundo evangelizado no século I

A Bíblia tem alguns textos que afirmam que essa evangelização já aconteceu no passado. No primeiro século, o apóstolo Paulo disse que o Evangelho havia sido pregado em todo o mundo.

“Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.” (Romanos 1.8)

“A fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo.” (Romanos 10.17-18)

Veja também o que Paulo disse em sua carta aos colossenses:

Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.” (Colossenses 1.6)

Algumas especulações demográficas

Sabemos que após o dilúvio, havia apenas 8 pessoas em todo o Planeta Terra.

Estima-se que nos primeiros 1.400 anos, a população era de 50 milhões.

No ano 1.000 a.C. (tempos de Davi), havia 150 milhões.

E, no século 1 (tempos de Cristo), havia 300 milhões.

Quantas pessoas já viveram nessa terra?

Nunca saberemos ao certo. Mas é verdade que muita gente gostaria de saber quantos seres humanos Deus já criou até o dia de hoje. Mas não há registros demográficos disponíveis para isso. O que temos são apenas especulações e não dados científicos.

De qualquer forma, segue o número: 108 bilhões de pessoas. Essa informação vem de uma instituição que realiza pesquisas e análises financiadas por fundações privadas e agências governamentais.

Isso quer dizer que, nesse momento, o número de pessoas vivas pode equivaler a apenas 7% de toda a população que já viveu nesse mundo. Mas isso é só uma especulação. Vamos voltar ao nosso tema.

Sobre a profecia

Já vimos através desse estudo que há profecias que são temporais e futuras ao mesmo tempo. Além disso, já abordamos sobre a forma como uma profecia se cumpre – muitas vezes ela vem acontecendo ao longo do tempo até o seu cumprimento total, ou seja, até alcançar o seu ápice, o seu ponto máximo ou a sua plenitude.

Lembre-se das guerras, das mortes por pragas e pestes, fomes e terremotos, tudo isso vem acontecendo, mas ainda não no nível do “tempo do fim”.

Agora vamos tratar especificamente sobre a pregação do Evangelho em todo o mundo. Se por um lado, essa profecia teve o seu cumprimento já no século I, de lá pra cá, ela nunca mais aconteceu de forma plena.

E o principal motivo é a perseguição aos cristãos que vem se tornando cada vez mais intensa, principalmente no mundo oriental.

Avanço da pregação do Evangelho

Mesmo assim, o Evangelho está sendo pregado em todo o mundo, faltando pouco para que a profecia se cumpra. Vamos acompanhar alguns números:

  • No mundo atual temos 7,7 bilhões de pessoas
  • O número total de idiomas é de 7.351

* Essas são informações de 2020

Os dados que veremos agora são de 2019:

  • 5,6 bilhões de pessoas têm acesso à Bíblia completa (694 idiomas)
  • 805 milhões têm acesso ao Novo Testamento (1.557 idiomas)
  • 411 milhões têm acesso a algumas partes da Bíblia (1.129 idiomas) 

Inclui-se aqui o trabalho de evangelização realizado para comunidades surdas e deficientes visuais.

Agora vamos ao resultado

De acordo com essas informações, atualmente, temos um total de 6,8 bilhões de pessoas no mundo que já tiveram acesso à Bíblia (em 3.380 idiomas). Isso equivale a 89% da população mundial. Quer dizer que 11% (menos de 1 bilhão) ainda não têm nenhum acesso à Bíblia. E o desafio é grande, porque esses 11% representam 3.971 idiomas.

Lembrando que não é necessário que a Bíblia seja traduzida para todos eles, isso porque muitos povos falam mais do que um idioma. Significa que essas pessoas podem ter acesso ao Evangelho em outra língua.

Tabela com números da Bíblia (União das Sociedades Bíblicas)

Como o evangelho é pregado?

A evangelização não é feita somente de forma presencial, através de missionários, mas através de rádios, TV’s, internet e os mais diversos recursos tecnológicos. Através de redes sociais, podcasts, bíblia online, micro cartões de memória, celular ou até uma página da Bíblia, que passa de bolso em bolso, clandestinamente, em locais onde o cristianismo é considerado um crime.

Resumindo

Com o avanço tecnológico, o Evangelho pode alcançar a terra toda a qualquer momento. Os quase 4 mil povos que ainda não possuem uma Bíblia podem estar concentrados em poucos países. Veja os sete países que possuem o maior número de idiomas e dialetos.

Variedade Linguística

  1. Papua Nova Guiné – 820
  2. Indonésia – 707
  3. Nigéria – 526
  4. Índia – 454
  5. Estados Unidos – 422
  6. China – 300
  7. México – 289

Só nessas sete nações, há mais de 3.500 idiomas.

Os 10 idiomas mais falados do mundo

  1. Mandarim, idioma oficial da China – 1,2 bilhões de falantes
  2. Espanhol – 400 milhões
  3. Inglês – 360 milhões (500 milhões usam o inglês como segunda língua)
  4. Hindi, norte da Índia
  5. Português – 280 milhões
  6. Árabe – 250 milhões
  7. Bengali – 170 milhões
  8. Russo – 170 milhões
  9. Japonês – 130 milhões
  10. Punjabi (Índia e Paquistão) – 100 milhões

Situação no Brasil

No Brasil, por exemplo, estima-se que haja cerca de 180 idiomas diferentes entre os povos indígenas. Não há como saber exatamente quantos desses povos ainda não possuem as Escrituras, porque para cada grupo específico existe um trabalho em andamento.

De acordo com as últimas notícias, faltam mais ou menos 70.

É um trabalho árduo de uma grande equipe. Oitenta tradutores de sete países diferentes, várias organizações missionárias envolvidas, e ainda assim, o tempo investido é imenso.

Pra se ter uma ideia, o tempo investido para traduzir só o Novo Testamento pode levar 10 a 50 anos, dependendo da complexidade da língua.

No mundo

No mundo todo, fica ainda mais complicado estabelecer números confiáveis. O que sabemos é que “este evangelho do Reino está sendo pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações”, e então, no tempo certo, virá o fim.

Ore por aqueles que se empenham nessa missão da traduzir a Bíblia para vários idiomas, e entregam suas vidas por esse propósito. Busque informações sobre esses projetos, envolva-se mais amplamente com a obra de Deus e, se possível, ajude financeiramente se você tiver condições.

O que não podemos é viver como se estivéssemos desconectados do corpo de Cristo. Essa missão não é exclusiva de algumas pessoas. Essa missão é nossa!

Estude a Bíblia no Telegram

No grupo de estudos Bíblia Investigada você poderá tirar muitas dúvidas sobre vários textos bíblicos. A proposta de trabalho está baseada no jornalismo, sempre em busca de compreensão das Escrituras através de pesquisas e reportagens que incluem expressões idiomáticas, costumes judaicos e cultura dos povos antigos.

Aqueles textos que parecem confusos ou que são usados de forma inadequada podem ganhar um novo sentido e mudar nossas vidas de maneira muito positiva. A Bíblia é incrível! Quanto mais nos aprofundamos em seus ensinamentos, mais nos transformamos e caminhamos em direção ao Criador.

Se você quer fazer parte desse grupo, acesse gospelpri.me/biblia-investigada

Referências
Fatos importantes sobre o acesso à Bíblia – https://www.unitedbiblesocieties.org/key-facts-bible-access/
O Início do Fim e a vinda de Cristo – Mateus 24 (Luiz Sayão) – https://www.youtube.com/watch?v=FoS3bdlJjQc
Quantas pessoas já existiram desde o surgimento do homem? (Population Reference Bureau – PRB) – https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/quantas-pessoas-ja-existiram-desde-o-surgimento-do-homem,a008aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
O crescimento da população mundial nos últimos 12 mil anos (vídeo) – https://www.youtube.com/watch?v=niXv2V38_7k
Variedade de línguas (países com maior número de idiomas) – http://www.lerschtraducoes.com/w/variedade-linguistica-veja-os-paises-com-o-maior-numero-de-linguas/
Dez idiomas mais falados do mundo – https://pt.babbel.com/pt/magazine/os-10-idiomas-mais-falados-no-mundo
Estatísticas da Tradução da Bíblia – 2019 (Wycliffe) – https://www.wycliffe.net/pt-br/recursos/estatisticas-da-traducao-da-biblia-2019/
A sangrenta história das traduções da Bíblia – https://www.bbc.com/portuguese/geral-48403194
Tradução da Bíblia para línguas indígenas do Brasil – http://moravios.org/traducao-da-biblia-para-indigenas/
Missionários aprendem até a pilotar avião para evangelizar índios na Amazônia – https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46569827
A Missão Diante da Perseguição | Luiz Sayão | Rota 66 – https://www.youtube.com/watch?v=iQwXjWn0Ub8

Jornalista e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de "Jornalismo Investigativo Bíblico", é autora dos livros Derrubando Mitos e Apocalipse Investigado. Seus temas envolvem missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análises de textos bíblicos.

Trending