Siga-nos!

Estudos Bíblicos

O ensino bíblico na igreja e na internet

O ensino bíblico é essencial para capacitar a igreja para a realização de suas atividades missionais.

Kleber Maia

em

Bíblia. (Foto: Ben White / Unsplash)

Considerações finais

O ensino bíblico – a proclamação das verdades divinas registradas nas Escrituras, realizado na igreja, em seus cultos, é essencial para que as pessoas possam ser salvas, possam ser conduzidas num processo de santificação, possam crescer na fé o no relacionamento com Deus e ser despertadas para buscar o poder do Espírito Santo, sendo capacitadas para cumprir a missão que receberam do Pai.

Como meio da graça de Deus, pelo qual o Espírito Santo age convencendo, transformando e corrigindo, este ensino é determinante para a saúde espiritual e o crescimento equilibrado do povo de Deus, além de estabelecer as bases para a sua missão ao mundo.

Aliada à proclamação dirigida do púlpito aos seus membros, em suas reuniões, a igreja local pode e deve fazer uso da mídia para ampliar o alcance de seu impacto transformador à sua comunidade, alcançando pessoas que não vem (ou não viriam) ao templo para aprender a Palavra.

Para cumprir seu chamado missional, a igreja também precisa levar o conhecimento bíblico ao “continente digital”, sendo relevante não apenas no seu espaço geográfico, mas também no ciberespaço.

A igreja que faz uso da mídia para divulgar a Palavra pregada semanalmente em seu púlpito tem alcançado muitas pessoas em diversos locais, tanto no Brasil como em outros países, ampliando em muito, o alcance da sua proclamação e levando a graça de Deus “aos confins da terra”.

Percebe-se, assim, que o estudo das verdades da Palavra de Deus é essencial para o crescimento equilibrado do evangelho e a sua divulgação na mídia é de grande importância para tornar conhecidas as verdades das Escrituras a um número maior de pessoas.

Referências

GOHEEN, Michael W. A Igreja Missional na Bíblia: luz para as nações. Tradução: Ingrid Neufeld de Lima. São Paulo: Vida Nova, 2014.
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. Tradução: Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A. T. Sayão e Eduardo Pereira e Ferreira. São Paulo: Vida Nova, 1999.
GUNDRY, Stanley (ed.). Cinco Perspectivas Sobre a Santificação. Coleção Debates Teológicos. Tradução: Pedro Wazen de Freitas. São Paulo: Vida, 2006.
HIEBERT, Paul G. Transformando Cosmovisões: uma análise antropológica de como as pessoas mudam. Tradução: Carlos E. S. Lopes. São Paulo: Vida Nova, 2016.
HORTON, Stanley M. (Ed). Teologia Sistemática. Tradução: Gordon Chown. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
JOSAPHAT, Carlos. Ética e mídia: Liberdade, responsabilidade e sistema. São Paulo: Paulinas, 2006.
LLOYD-JONES, D. M. Avivamento. São Paulo: PES, 1992.
LOPES, Edson. Fundamentos da Teologia da Educação Cristã. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.
NASCIMENTO, Walmir. O Cristão e a Universidade: um guia para a defesa e o anúncio da cosmovisão cristã no ambiente universitário. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
PAES, Carlito. Igrejas que Prevalecem: 24 princípios para um crescimento saudável e equilibrado. São Paulo: Vida, 2003.
ROBINSON, Haddon W. Pregação Bíblica: o desenvolvimento e a entrega de sermões expositivos. Tradução: Hope Gordon Silva. São Paulo: Shedd Publicações, 2002.
SHEDD, Russell. Avivamento e Renovação: em busca do poder transformador de Deus. São Paulo: Shedd Publicações, 2004.
WASHER, Paul. O Poder do Evangelho e Sua Mensagem. Tradução: Elizabeth Gomes. São José dos Campos/SP: Fiel, 2013.
WILEY, H. Orton. Teologia Cristiana. Tomo 1. Lenexa/KS: CNP, 2012.
WILEY, H. Orton; CULBERTSON, Paul T. Introdução à Teologia Cristã. Tradução: Gary W. Bunch. São Paulo: CNP, 1990.
ZABATIERO, Júlio. Novos Caminhos para a Educação Cristã. São Paulo: Hagnos, 2009.

*clique em próxima para continuar lendo…

Pastor assembleiano, casado com Dione e pai de Álvaro e Diana. Especialista em Teologia do Novo Testamento Aplicada pela Faculdade Teológica Batista do Paraná e Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná, com ênfase em Estudo e Ensino da Bíblia. Exerce o ministério pastoral desde 1999. É autor dos livros Doutrina Prática, A Bíblia e o Trabalho e Depravação Total, além de diversos artigos publicados em jornais e revistas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE