Siga-nos!

estudos bíblicos

O domínio do Criador sobre a terra, os homens e a natureza

Estudo bíblico sobre o domínio de Deus sobre todas as coisas a partir dos ensinos do livro de Levítico.

em

Bíblia sob à luz do sol. (Aaron Burden / Unsplash)

O ser humano é do Senhor

O salmo de Davi testemunha: “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam (Sl 24.1).

Para evitar que os judeus escravizassem e oprimissem seus próprios irmãos, Deus ressalta de quem eles são servos: “Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, que tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Lv 25.55).

Ninguém tem domínio sobre a vida do outro

As cidades de refúgio em Israel (Nm 35) foram designadas justamente para garantir que injustiças não fossem competidas devido um desejo de vingança contra quem matasse acidentalmente o seu próximo. Não se poderia fazer justiça própria contra as pessoas, pois o ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus, e a ele pertence a vida de cada pessoa (Gn 1.27; 9.6).

Somente quem fosse comprovadamente culpado deveria receber a punição previamente estabelecida. Punir um inocente era incorrer em condenação da parte de Deus! (Dt 19.9,10; 27.25; 2Re 24.4).

A mulher grávida é do Senhor, tanto quanto o bebê em seu ventre; aquela não tem domínio sobre a vida deste! Leis abortistas fedem nas narinas de Deus e Ele não deixará passar em branco essa cultura de morte às crianças praticadas no Brasil e no mundo, não raro com anuência dos poderes públicos!

O Deus que puniu o mundo de Noé com o dilúvio global devido a terra se haver corrompido e se enchido de violência (Gn 6.11-13), não deixará barato essa onda de violência que tem ceifado a vida de crianças, adolescentes, jovens, e idosos em nosso país.

Corruptos e corruptores que financiam o crime ou negligenciam a sua repressão; traficantes e assassinos, terroristas e genocidas… nenhum deles ficará impune no tribunal de Deus, visto que usurparam do Criador o direito exclusivamente seu de findar a vida dos homens!

É tempo de clamarmos como os salmistas: “Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações” (Sl 82.8).

O ser humano não é escravo dos deuses

O ser humano não é uma criação servil destinada a satisfazer as necessidades de comida e adoração dos deuses, como em Canaã, onde crianças eram oferecidas em sacrifício para saciar a fome de Moloque (Lv 18.21; 20.4; Jr 32.35). Hoje, não poucos pais estão entregando seus próprios filhos para a escravidão aos deuses desta era: vícios, jogos, ocultismo, Tv, internet… Falta oração, culto doméstico e reverência ao Senhor nos lares!

A Bíblia há muito está encostada, enquanto os dedos se ocupam o dia inteiro na tela do celular.  Quantos filhos que acordam de madrugada aos gritos, devido sonhos perturbadores – e os pais achando que é “coisa da cabeça do menino”. Falta discernimento espiritual!

Não só filhos, mas casais e famílias inteiras estão sobrevivendo alienados de Deus, suscetíveis ao pecado e à opressão maligna! Casais estão se destruindo, despencando no precipício do divórcio, devido uso imoderado e irreverente das redes sociais. Outros casais há que estão se unindo para prática de pecados e crimes virtuais – como o casal Ananias e Safira que se aliançaram para a mentira, tais casais pagarão alto preço diante de Deus!

Em nome de Jesus, destruamos o bezerro de ouro que está em nossa casa! Destruamos os altares erigidos à Moloque nos quais crianças são entregues ao futebol, às novelas e desenhos animados perniciosos! Oremos diariamente por nosso cônjuge, intercedamos como Jó em favor dos filhos (Jó 1.5), santifiquemos nossas casas para que o Deus santo habite dentro dela e desfrutemos de sua maravilhosa presença diariamente! Como Zaquel, recebamos Jesus alegremente em nosso lar (Lc 19.6).

A humanidade foi criada à imagem de Deus e destinada à comunhão com Ele e um propósito de bênçãos (Gn 1.27,28). Nisto se resume todo o propósito de nossa existência: “…teme a Deus e observa os seus mandamentos, porque isto é o tudo do homem” (Ec 12.13).

Páginas: 1 2 3

Casado, bacharel em teologia (Livre), evangelista da igreja Assembleia de Deus em Campina Grande-PB, administrador da página EBD Inteligente no Facebook e autor de quatro livros.

Trending