Siga-nos!

estudos bíblicos

O debate é importante?

Não é simples disputa de conhecimentos

em

Microfone. (Foto: Aryan Singh / Unsplash)

Debate não é um exercício irresponsável

Há pessoas na igreja que, por incrível que pareça, querem soar como “debatedores profissionais”. Poucas pessoas, creio eu, foram chamadas especificamente para debaterem “profissionalmente”. Estes, por sua vez, são os apologistas de hoje, gente que paga um preço enorme por defender a publicamente, com inimigos em todas as esferas, seja fora ou dentro do evangelicalismo.

Pessoas como o dr. William Lane Craig, teólogo e filósofo, que não tem um compromisso maior com este ou aquele modo de ver a Escritura do que com a fé cristã. Sua maior preocupação é mostrar, dentre outros pontos, a superioridade da fé cristã frente aos desafios deste mundo.

Daí a preocupação do pensador em construir uma carreira acadêmica sólida, com anos de formação e informação minuciosa e, principalmente, uma vida regrada e verdadeiramente piedosa, espiritual, que transita nos mais variados meios, sem preterir este ou aquele, sem denegrir quem quer que seja, sem mostrar qualquer falsa superioridade. Eis um bom exemplo!

O debate é algo que pode vir a ser salutar na e para a Igreja, desde que observemos estes pontos. É necessário entendermos, contudo, que debater não se reduz à mero artifício retórico, muito menos sofístico (de enganos e falácias), não é disputa de conhecimento.

Debater seriamente é infinitamente mais do que disputa de egos, e deve defender argumentos, não opiniões travestidas de conhecimento.

Por fim, é necessário que entendamos que o elemento ético do debate retórico e dialético, o ethos, como chamavam os gregos, deve fazer jus ao logos, isto é, àquilo que se quer argumentar, que se quer provar, que se quer esclarecer. O debate tem, portanto e acima de tudo, um valor pedagógico intrínseco, e, se feito por pessoas que realmente nutram um comprometimento maior com a verdade, acima de suas preferências pessoais, pode ser uma ferramenta didática poderosa para a Igreja.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Páginas: 1 2 3 4 5

Trending