Siga-nos!

Opinião

O adolescente cristão precisa estudar sobre Deus

Quando eu sei quem Deus é, acabo por me conhecer melhor. E quando eu me conheço melhor, sei lidar melhor com este mundo.

Maycson Rodrigues

em

Jovem de mãos levantadas no culto. (Foto: Shaun Frankland / Unsplash)

O mundo está muito complicado. Escândalos de corrupção, debates eternos nas redes entre direita e esquerda, nova ética sexual e intensas tensões raciais. O verbo “viver” tem sido pouco conjugado; a tônica tem sido abraçar o “modo sobrevivência”.

Com tantos temores por perto, ainda adicionando as crises na família e nos relacionamentos, vai ficando cada vez mais difícil viver a vida cristã na adolescência, de modo que precisamos buscar alguma ferramenta espiritual que seja poderosa o bastante para não permitir que sejamos totalmente mundanizados ou tenhamos uma mente secularizada.

Para isso, a Bíblia tem a solução: o estudo da teologia, ou o estudo sobre Deus.

Quando eu sei quem Deus é, acabo por me conhecer melhor. E quando eu me conheço melhor, sei lidar melhor com este mundo.

Logo, vale a pena recorrer às Escrituras para descobrir mais profundamente o caráter de Deus, de forma que tal conhecimento nos encha do amor que nos dá o poder para vivermos de acordo com o Seu coração.

Saiba que Deus é Todo-Justo

A Bíblia mostra que Deus odeia o mal (Zacarias 8.16-17) e ama a verdade. Ele se importa com quem sofre opressão e está desamparado, como é o caso de inúmeros órfãos, viúvas, idosos, pessoas em situação de rua, pessoas que foram presas injustamente, pessoas que estão reféns do trabalho escravo ou do tráfico humano.

Saber do caráter de Deus dá ao adolescente a direção de como fazer justiça também. Faz com que ele efetivamente lute pelos que estão oprimidos e não têm voz, e fale contra a injustiça que está latente aos seus olhos.

Saiba que Deus é Santo

Deus é infinitamente perfeito e absolutamente separado de nós (2 Samuel 22.31); logo, Ele odeia o pecado (Amós 6.8).

Vendo na Palavra a glória da santidade de Deus, o adolescente cristão é constrangido a entender melhor o próprio pecado e a necessidade de estar constantemente lutando contra si mesmo.

A perspectiva bíblica é a mais realista possível. A verdade sobre quem Deus é nos leva ao arrependimento de sermos como somos.

E assim, somos desafiados a manter um padrão de vida mais elevado, mais santo – nas redes sociais, na escola, com os pais, amigos e em todas as dimensões da própria existência.

Saiba que Deus é Todo-Bondoso

Deus não é um estraga prazeres. Ele não é mal. Ele não quer nos manipular, porém deseja que conheçamos sua infinita bondade que é manifesta até nos dias de perda e dor.

Ele sempre tem o melhor para nós e todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).

Conhecer a Deus capacita o adolescente a enfrentar as inevitáveis adversidades da vida, e forja o seu caráter para que aprenda a depender unicamente da graça de Deus, a fim de que permaneça firme n’Ele.

Podemos confiar em Deus em nossas falhas, confusões de mente e problemas relacionais ou familiares, com uma segurança inabalável no caráter todo-bondoso de Deus.

O adolescente precisa de Deus

  • Um maior conhecimento do caráter da Deus na Escritura possibilita um mais profundo relacionamento com o Pai;
  • Uma maior submissão e honra a pai e mãe; uma maior sabedoria para escolher certas amizades ou abrir mãos de relacionamentos tóxicos;
  • Um uso mais edificante das redes sociais; um desejo por ser um melhor aluno na escola; uma maneira bíblica de responder às questões políticas, culturais, éticas e sociais; uma visão maior sobre o próprio futuro;
  • Um fogo para obedecer e viver para a glória de Deus que é maior do que toda oferta enganosa deste mundo que jaz no maligno.

Então, o caminho para a renovação e ressignificação da vida do adolescente cristão perpassa pela Escritura Cristã. Ensine o evangelho aos adolescentes de sua igreja. Invista na espiritualidade e no senso de missão deles.

Façam gastar toda a vida para o Reino de Deus – e vocês verão lá na frente verdadeiros homens e mulheres que, por confiarem em Jesus para a salvação e permanecerem no Seu amor, trarão uma generosa contribuição para o avanço da Igreja e aplainarão o caminho das próximas gerações.

O adolescente cristão precisa de Deus, e isto significa que ele precisa aprender mais d’Ele.

Casado com Ana Talita, seminarista e colunista no site Gospel Prime. É pregador do evangelho, palestrante para família e casais, compositor, escritor, músico, serve no ministério dos adolescentes e dos homens da Betânia Igreja Batista (Sulacap - RJ) e no ministério paraeclesiástico chamado Entre Jovens. Em 2016, publicou um livro intitulado “Aos maridos: princípios do casamento para quem deseja ouvir”.

Publicidade