Siga-nos!

mundo

Novo premiê alemão retira menção a Deus do juramento de posse

Primeiro-ministro deixou de pedir ajuda de Deus para seu governo.

em

Olaf Scholz
O novo chanceler alemão, Olaf Scholz (Foto: Markus Schreiber/AP)

Olaf Scholz, de 63 anos, assumiu como primeiro-ministro da Alemanha, mas preferiu omitir a última frase do juramento, que se repete desde 23 de maio de 1949, quando pede ajuda a Deus para governar.

A maior economia da Europa se despede de Angela Merkel e inicia uma nova fase, com Scholz na condição de chanceler e a frente de um governo formado por uma coalizão considerada improvável, o seu Partido Social-Democrata (PSD), os Verdes e o Partido Democrático Liberal (FDL).

“Eu prometo que dedicarei minhas energias ao bem-estar do povo alemão, aumentarei seus benefícios, evitarei danos a ele, defenderei a Lei Básica e as leis da Federação, cumprirei meus deveres com consciência, e farei justiça a todos”, declarou o social-democrata, mas deixou de dizer “que Deus me ajude”.

Com a aprovação de 395 dos 736 deputados do Bundestag, Scholz prestou seu juramento prometendo “um novo começo” para Alemanha e homenageou Merkel “por tudo o que fez”.

“Será um novo início para o nosso país. Em qualquer caso, farei de tudo para trabalhar nesse sentido”, prometeu o agora chefe de governo.

Da tribuna do Bundestag, Merkel recebeu muitos aplausos por seus 16 anos no comando da nação. Mais tarde, em reunião na sede da chancelaria, ela recomendou a Scholz que “trabalhe pelo bem do país”.

Trending