Siga-nos!

Opinião

Neste final de ano, planeje suas ações

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”
(Eclesiastes 3:1)

Reinaldo Domingos

em

Queridos irmãos,

A reflexão é uma das ações mais valiosas que podemos tomar, visando sempre nossa evolução, especialmente no que diz respeito às dificuldades e anseios pessoais. Apesar de estarmos em um momento de correria e agitação, convido você para uma reflexão seguida de um planejamento.

Lembre-se que até mesmo o filho por Deus, nosso irmão Jesus Cristo, esteve no deserto para refletir sobre a sua missão neste mundo, chegando inclusive a ser tentado pelo Satanás. Claro, ele não se deixou convencer, apenas teve mais certeza do quanto seria importante traçar a sua história dali por diante, por mais tortuosa que ela fosse, e deixar a todos nós um grandioso exemplo.

Da mesma forma espero, que reflita sobre seus atos, especialmente no que diz respeito à busca pela realização dos seus sonhos. Neste pensamento, é importante incluir a questão das finanças, refletido sobre a forma que você tem lidado com isso e o que pode fazer para ter uma vida melhor e mais próspera daqui por diante.

O ano está quase acabando, mas alguns percalços ainda são previstos, dentre eles a tentação para o consumismo desenfreado. É comum o aumento de gastos em dezembro, mas é importante lembrar que não vale a pena se endividar e comprometer as finanças, principalmente lembrando que em janeiro haverá grandes despesas, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.

Por isso oriento que planeje suas ações, coloque no papel os gastos previstos e procure agir sempre com consciência, respeitando seu padrão de vida. Sem uma estratégia, correrá o risco de cair em descontrole, endividamento e até mesmo inadimplência, os principais problemas de nossa sociedade atualmente e que podem ser evitados com conscientização e fé em dias melhores.

Ter os pés no chão e a cabeça sã, focada naquilo que realmente tem valor em nossas vidas, como a união entre os irmãos e a confraternização, deixando de lado o consumismo e a correria do final de ano, é algo que nos fará alcançar aquilo que tanto desejamos. Leve o hábito do planejamento para 2017, para que seja um ano próspero e de muitas realizações.

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin –www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Publicidade