Siga-nos!

Política

Neopentecostais têm super-representação na Câmara

Levantamento aponta que ao todo, 14 denominações diferentes de neopentecostais estão representadas.

em

Bancada Evangélica. (Foto: Reprodução / Facebook)

Uma apuração feita pelo Metrópoles Dados aponta que a Câmara dos Deputados têm parlamentares de 33 religiões, sendo a maioria católica apostólica romana, com 333 deputados que se dizem pertencentes à religião, ou 66,5% do total.

Já os evangélicos aparecem com a segunda maior religião representada na Câmara dos Deputados, com 107 parlamentares (21,4% do total).

Quando a pesquisa separa os parlamentares evangélicos por denominação, observa-se que os pentecostais e neopentecostais estão quase empatados.

Enquanto as igrejas neopentecostais possuem 53 parlamentares 52 (10,4%), os pentecostais tem 55 (11%), algo que não reflete a sociedade, já que o último Censo aponta que os evangélicos pentecostais são 60%, mas entre os deputados são 51%.

A pesquisa aponta que o maior grupo entre os pentecostais pertence a Assembleia de Deus, denominação histórica com mais de 100 anos, com 33 parlamentares.

Já as neopentecostais estão maior representada pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com 18 deputados.

O levantamento aponta que ao todo há 14 denominações diferentes de neopentecostais. Já o grupo de parlamentares pentecostais segue oito igrejas diferentes.

  • Estudos Bíblicos 1 dia atrás

    Especialista em pregação bíblica ensina elaborar sermões impactantes em 30 dias