Siga-nos!

Opinião

“Nem-nem”: Jovens, vocês podem ter um futuro grandioso

Precisamos apostar nas novas gerações, criando meios para que cresçam.

Abner Ferreira

em

Tenho sentido bastante preocupação em relação ao futuro de alguns jovens, chamados de “nem-nem”, a geração que não estuda e tão pouco trabalha.

A expectativa é de que, no futuro, estes jovens sejam pessoas frustradas, despreparadas e intelectualmente prejudicadas.

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 23% dos jovens brasileiros não trabalham nem estudam.

Os números representam dois em cada dez jovens, um percentual alto de uma geração cujo futuro se torna incerto em nosso país.

Além disso, se não bastasse à gravidade, os números correspondem a um dos maiores percentuais de jovens nessa situação entre nove países da América Latina.

Estudos apontam que as razões para isso são diversas, envolvendo desde problemas com habilidade cognitivas e socioemocionais, como a falta de políticas pública, obrigações familiares com parentes e filhos, entre outros motivos.

Mas não quero tratar especificamente sobre a questão que leva a este problema, mas sobre soluções de liderança para que essas gerações voltem a sonhar com um futuro.

São jovens com idade entre 15 e 24 anos sem expectativas, de países como: Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Haiti, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Acredito que a primeira coisa que esses jovens precisam aprender é que os jovens são fortes quando suas expectativas estão em Deus.

“Jovens, eu escrevi a vocês, porque são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece, e vocês venceram o Maligno”, diz 1 João 2.14b.

Quando aprenderem este princípio precioso, então terão forças para lutar contra o desanimo e a falta de perspectiva de um futuro para suas vidas.

Deus não nos criou por acaso, Ele pensou em tudo sobre o que poderíamos nos tornar, mas constantemente podemos ser levados a pensar que não temos futuro, que somos incapazes.

Isso é um engano! Podemos conquistar aquilo que desejamos, se tivermos a disposição e a motivação certa.

Existe um propósito pelo qual você está aqui, existe algo grandioso para a sua vida. Deus planejou isso antes de você vir a existir!

Me dirigindo aos jovens, devo dizer que podem alcançar a realização dos sonhos que almejarem, mas para isso precisam voltar a sonhar. O que gostariam de fazer se tivessem diante de vocês todas as possibilidades?

Embora os obstáculos pareçam enormes, posso dizer que existem todas as possibilidades para aqueles que estão dispostos a mudar de vida.

Aos líderes, pais e anciãos, digo que devemos apostar nas gerações futuras. Precisamos criar meios para que estes jovens, que estão perdidos estagnados, saiam deste marasmo e voltem a lutar.

Deus ama os jovens e quer usá-los grandemente para promover o Reino Celeste. E Ele nos deu a responsabilidade de cuidar deles, instruindo para que possam ter possibilidade de realizar coisas grandes.

Cristão, advogado, esposo, escritor, discípulo e Presidente da Assembleia de Deus em Madureira.

Publicidade