Siga-nos!

Ciência & Saúde

Nasa tem planos para eventual impacto de asteroide na Terra

Simulação exigia que os astrônomos encontrassem soluções para salvar a Terra

Avatar

em

Asteroide atingindo a Terra. (Foto: Nasa Scientific Visualization Studio)

A possibilidade de um asteroide se aproximar da Terra e gerar uma grande destruição foi usada em um treinamento realizado na semana passada durante a Conferência de Defesa Planetária, convocada pela Academia Internacional de Astronáutica em Washington, nos EUA.

“Essa é uma ameaça que pode acontecer, ainda que seja muito pouco provável”, disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, (CNEOS, na sigla em inglês), à rede americana NPR. Foi Chodas o responsável pelo exercício.

Leia mais...

Os pesquisadores simularam como reagiriam diante de um cenário fictício criado pela Nasa, onde um grande asteroide se aproxima rapidamente da Terra podendo gerar uma energia equivalente a 53 bombas de Hiroshima (a bomba atômica lançada contra o Império do Japão tinha 15 quilotoneladas).

Os astrônomos tiveram que calcular com precisão as características do asteroide e, a partir daí, propor medidas práticas. Desviar a trajetória usando uma nave espacial ou usar explosão nuclear são algumas das possibilidades apresentadas.

Segundo a Nasa, diariamente caem sobre a Terra cerca de 100 toneladas de material interplanetário, uma queda de asteroide, porém, pode acontecer uma vez em “vários milhares de anos”, com asteroides de mais de 1 km que podem se chocar com a Terra.

Continue lendo