Siga-nos!

Mundo Cristão

Não amem mais a Israel que ao Messias, pede líder judeu messiânico

Líder do ministério One for Israel critica discurso de pastores que não enxergam os pecados da nação israelense

em

Eitan Bar

Eitan Bar, um judeu messiânico nascido e criado em Tel Aviv, está se opondo publicamente a uma questão que parece estar dividindo cada vez mais opiniões. Formado em Estudos Bíblicos pela Faculdade da Bíblia de Israel, em Jerusalém, e com mestrado em teologia pela Liberty University, uma faculdade cristã conservadora dos EUA, atualmente faz seu Doutorado pela Dallas Theological Seminary.

Diretor de mídia e evangelismo da missão “One for Israel”, ele decidiu se posicionar após a repercussão das declarações de alguns líderes evangélicos norte-americanos sobre os judeus serem o povo escolhido e não precisarem ser evangelizados. Eitan ficou bastante incomodado ao ver pastores ensinando que a aliança de Deus com Abraão pode ser comparável à nova aliança em Cristo Jesus.

Recentemente, Tommy Waller, um missionário norte-americano que vive em Israel há 13 anos, divulgou um vídeo onde implora para que os cristãos parem de tentar evangelizar os judeus e se dediquem a “facilitar a sua restauração profética”.

Mas o principal alvo das críticas de Eitan é o pastor John Hagee, do ministério Cristãos Unidos por Israel (CUFI, na sigla original). Ele ensina que os judeus não precisam de um relacionamento pessoal com Jesus pois poderiam ser salvos apenas cumprindo os estatutos da Antiga Aliança.

Eitan se diz “chocado” pois pregadores como Hagee não conseguem entender o propósito da aliança abraâmica. Segundo ele, tratava-se de um pacto com uma nação, mas que nada tem nada a ver com a salvação pessoal. Lembrando que grande parte da lei ensinada por Moisés versa sobre os sacrifícios feito pelos sacerdotes no templo, seria impossível para um judeu seguir isso hoje em dia.

“Isso [sacrifícios] foi apenas para nos levar a Cristo. Não podemos separar a Aliança de Moisés das leis de Moisés. As leis são apenas uma consequência da aliança; elas não se sustentam sozinhas… O pacto foi ratificado pelo derramamento de sangue (Êx 24, 8) e foi mantido pelo sangue dos sacrifícios sobre o altar (Êx 30:10). Sem o sistema sacrificial, somos incapazes de manter a aliança de Moisés. Além disso, a Bíblia diz que ninguém pode manter a Lei, nem ser justificado pelas obras da lei (Gl 2:16), portanto, ninguém poderia ser salvo através dela. É somente o sangue de Yeshua, o Messias (Jesus) que pode nos salvar e lavar o nosso pecado”, escreveu ele no site do ministério.

Citando vários ensinamentos de Hagee em seu livro, “Em defesa de Israel” que considera “perigoso”, Eitan diz que “A mensagem de Yeshua não foi sobre a questão geopolítica, mas era espiritual. A paz no Oriente Médio não virá de Benjamin Netanyahu, nem do CUFI de Hagee, mas só pode acontecer ao pé da cruz, quando judeus e árabes reconhecerem a Cristo e crerem no príncipe da paz”.

O líder messiânico apontou que o Estado moderno de Israel tem muitos problemas político, com uma em cada 3 crianças israelenses na linha de pobreza do país, um dos maiores índices no mundo desenvolvido.

Ele também lembra que o país vive sérias questões morais, incluindo denúncias de corrupção de líderes políticos, legalização da prostituição e a presença do país na lista do Conselho Internacional de Controle de Narcóticos como um dos grandes usuários de drogas. Israel também é um dos líderes mundiais quando se trata de abortos – em média 55 bebês são mortos diariamente – algo subsidiado pelo governo.

“Assim como em qualquer outro lugar do mundo, nosso país é composto de seres humanos pecadores, que infelizmente ainda não reconheceram sua necessidade de terem um Salvador. Como resultado, as decisões imorais do nosso país são evidentes”, conclui Eitan, deixando claro que ama Israel e por isso não pode fechar os olhos para o que precisa ser corrigido.

Por isso, o líder do One for Israel faz um apelo: “O que o meu povo [judeus] realmente precisa é de Yeshua! Então, queridos cristãos, como um judeu seguidor de Jesus, meu desafio para você não é amarem os judeus incondicionalmente, mas viverem de acordo com o mandamento bíblico de provocar ciúmes em Israel (Romanos 11:11)… Caro pastor Hagee, Israel não precisa dos milhões de dólares que seu ministério envia para apoiar causas seculares. O que Israel precisa é da mensagem do evangelho. O que o meu povo precisa é ouvir sobre Yeshua, o seu salvador judeu!”.

Publicidade