Siga-nos!

sociedade

MPF pede fim de declaração de óbito para fetos abortados

Defensor público entrou no caso para defender os direito dos nascituros.

em

Aborto
Pés de bebê recém-nascido nas mãos de um adulto (Foto: Reprodução/Unsplash)

O Ministério Público Federal pediu que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, deixasse de exigir a Declaração de Óbito nos casos de “abortos induzidos previstos em lei”.

Grupos pró-vida temem que o fim dessa exigência possa terminar incluindo procedimentos realizados por meio do “teleaborto. A única exceção prevista no processo seria quando a mulher pedir o documento para poder enterrar o corpo do bebê.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ação civil foi ajuizada em janeiro de 2021 pelo procurador da República Leonardo Andrade de Macedo. O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a União também  constam como réus.

No entanto, o pedido foi considerado improcedente em primeira instância pelo juiz federal Osmar Vaz de Mello da Fonseca Júnior. Logo, nesta terça-feira (30), o defensor público da União Danilo de Almeida Martins entrou no caso e apresentou pedido para ser parte da ação como custos vulnerabilis (Guardião de vulneráveis) em favor dos nascituros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, caso o tribunal resolva acatar a requisição, Martins irá defender os direitos da criança que ainda não nasceu, ou até mesmo daquela que morreu durante a gestação.

No pedido, o MPF mencionou que a Declaração de óbito não tem nenhuma utilidade e que só configura um constrangimento à vítima, que teve que fazer aborto por causa de estupro, risco de vida ou bebês com anencefalia, o que chamou que “revitimização estatal”, segundo a Gazeta do Povo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending