Siga-nos!

mundo

Mísseis russos atingem Polônia, país membro da Otan

Explosão mata 2 pessoas no leste do país, gerando clima tenso.

em

Vilarejo polonês atingido por míssil russo (Foto: Kurier Lubelski/Nexta TV)

Um ataque provocado pela Rússia causou explosão nesta terça-feira (15) em Przewodów, no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia. De acordo com a Associated Press, a explosão foi causada por mísseis russos.

A Polônia é um país-membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que gerou imediatamente um clima de tensão, pois um ataque a um país-membro da Otan pode resultar em um grande conflito.

Formada em 1949 por 12 países, como EUA, Canadá, Reino Unido e França, a Otan é uma aliança militar. Os membros concordam em ajudar uns aos outros no caso de um ataque armado contra qualquer Estado membro. Isso significa que um ataque a um país da Otan é considerado um ataque a todos os outros integrantes da aliança.

O Ministério da Defesa da Rússia classificou a informação como “uma provocação deliberada com o objetivo de agravar a situação”.

Em comunicado, o governo russo afirmou que “nenhum ataque a alvos perto da fronteira entre Ucrânia e Polônia foi feito por meios de destruição russos”.

Trending