Siga-nos!

igreja

Médicos cristãos se destacam por excelência no atendimento na Indonésia

Convenção Batista do Sul tem investido em hospitais no país.

Michael Caceres

em

Técnico em radiologia do Hospital Batista
Técnico em radiologia do Hospital Batista (Reprodução)

Médicos ligados a Igreja Batista estão se destacando na Indonésia pelo excelente atendimento oferecido em meio à pandemia do coronavírus. Dois hospitais ligados aos Batistas do Sul tornaram-se referência pelo trabalho de ajuda aos enfermos.

O Hospital Batista Kediri, na cidade de Kediri, na ilha de Java, fundado em 1957, e o Hospital Batista Imanuel, na ilha de Sumatra, são dois dos diversos hospitais e clínicas ligadas aos batistas em cidades da Indonésia. Em sua maioria fundados por missionários que atuam ou atuaram no país.

Desde o final dos anos 2000, os hospitais e clínicas estão sob liderança e direçã oda Convenção Batista da Indonésia, dando continuidade ao legado do ministério desenvolvido em torno dos cuidados médicos. O doutor Sukoyo Suwandani foi o primeiro diretor indonésio do Hospital Batista Kediri, em 1989.

Em janeiro deste ano, os Batistas do Sul financiaram a Clínica de Atenção Primária da Paz Eterna, que foi inaugurada em uma vila perto de Kediri. A ideia da clínica teria surgido através de conversas com a equipe do Hospital Batista Kediri e igrejas locais.

Segundo o Baptist Press, parte da missão da clínica será cuidar da comunidade local, compartilhando uma mensagem de esperança, além de ser um canal do amor de Deus para os indonésios. Voluntários tem se apresentado para ajudar com o projeto de atendimento médico, enfermagem e capelania.

Surpreendentemente, a maioria dos pacientes no Hospital Batista Kediri e na Clínica Primária da Paz Eterna são muçulmanos, que é a religião majoritária no país. Mais de 82% dos indonésios são muçulmanos e a área ao redor de Kediri é 99,5% muçulmana.

O ministério Send Relief, ligado a Convenção Batista do Sul, trabalha na região com o propósito de trazer alívio de desastres e crises. Durante a pandemia causada pela covid-19, que acabou resultando em uma crise econômica global, famílias também estão recebendo doações de alimentos.

Os hospitais locais também têm servido para receber as visitas de pastores de igrejas, que oferecem apoio aos pacientes através da oração e da Palavra de Deus. Depois de receberem alta, os pacientes interessados ​​em aprender mais são encaminhados a uma igreja em sua área.

A programação dos hospitais incluem um sistema de áudio que toca música cristã e mensagens de incentivo em todo o edifício. Todas as manhãs, cada departamento tem um momento de oração. Um culto semanal também é realizado na capela.

Trending