Siga-nos!

ciência & tecnologia

Maior especialista da OMS admite que covid pode ter saído de laboratório

Peter Ben Embarek não acredita em vazamento intencional.

em

Peter Ben Embare
Peter Ben Embare (Foto: Reprodução/YouTube)

O especialista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Peter Ben Embarek, que havia anunciado ao mundo em uma coletiva de imprensa que a equipe da organização acreditava que a origem em um laboratório chinês da covid-19 era “extremamente improvável”, admitiu que ele estava errado.

“A pandemia pode muito bem ter sido iniciada por um funcionário de um dos laboratórios da cidade que foi infectado por um morcego durante o trabalho de campo ou em um dos laboratórios em Wuhan”, disse Embarek ao canal de dinamarquês TV2.

Embarek não disse que o vírus foi produzido deliberadamente e disseminado pelo Partido Comunista da China (PCCh). O que Embarek argumenta é que foi um erro cometido por um ou mais funcionários de um laboratório de Wuhan — mas que criou pelo menos quatro milhões de vítimas, destruiu economias nacionais inteiras e mudou nossas vidas de forma dramática.

De acordo com o Bitter Winter, argumenta ainda que o morcego que é conhecido por ter transmitido o coronavírus para humanos é o chamado morcego ferradura, e que o problema é que  nenhum desse tipo de morcego ferradura vive ao ar livre na área de Wuhan, e as únicas pessoas que são conhecidas por se aproximarem de morcegos de ferradura são funcionários dos laboratórios da cidade.

O cientista também revelou que os especialistas da OMS visitaram dois laboratórios em Wuhan, e acreditam que ambos trabalharam com morcegos ferraduras. Embora o laboratório do Instituto de Virologia de Wuhan tenha recebido mais atenção, Embarek disse que o segundo laboratório, operado pelo Centro Chinês de Controle de Doenças, também deve ser considerado.

“Sua última publicação trabalhando com morcegos foi em 2013, mas isso não significa que eles não trabalharam com morcegos desde então. Pelo que sabemos, eles trabalham principalmente com parasitas, e não tanto com vírus, mas isso também significa que eles trabalham com parasitas de morcegos”, disse Embarek.

Trending