Siga-nos!

Sociedade

Lua está encolhendo e sofrendo abalos de terremotos, diz Nasa

Satélite natural da Terra ficou menor em diâmetro

em

Lua. (Photo by NASA on Unsplash)

Um estudo divulgado pela Nasa nesta segunda-feira (13) diz que a Lua está encolhendo e sofrendo abalos de terremotos. A causa seria o esfriamento de seu interior, um fenômeno que nas últimas centenas de milhões de anos fez com que a Lua ficasse 50 metros menor em diâmetro.

Os terremotos, pela explicação da Nasa, são causados pelas “falhas de pressão” geradas pelo encolhimento na superfície originalmente quebradiça da Lua.

Para chegar nesse dado, os cientistas analisaram mais de 12 mil imagens registradas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que detectaram trincheiras rasas e colinas criadas a partir da perda de calor e do encolhimento do satélite.

Os sismógrafos colocados na superfície lunar de 1960 à 1970 pelas missões Apollo também foram importantes para analisar essas alterações.

“Achamos que é muito provável que esses oito tremores tenham sido produzidos por falhas que se acumularam quando a crosta lunar foi comprimida (…) indicando que os sismômetros da Apollo registraram a Lua encolhendo e ainda é tectonicamente ativa”, disse Tomas Watters, um dos autores do estudo.

Publicidade