Siga-nos!

Israel

Liga Árabe avisa Bolsonaro que mudança de embaixada para Jerusalém pode “prejudicar relações”

Embaixadores de nações árabes se reunirão em Brasília nesta terça-feira (10)

Publicado

em

Jair Bolsonaro no Muro das Lamentações


A Liga Árabe aviso o presidente eleito Jair Bolsonaro que a transferência da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém poderia prejudicar as relações com os países árabes. O anúncio foi feito por carta, explicou um diplomata na segunda-feira (10) à agência de notícias Reuters.

Assinada pelo secretário-geral da liga, Ahmed Aboul-Gheit, o documento foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Embaixadores das nações árabes farão uma reunião em Brasília nesta terça-feira para debater o plano anunciado por Bolsonaro sobre a mudança da embaixada. O diplomata ouvido pela Reuters, que não quis se identificar, alegou que “O mundo árabe tem muito respeito pelo Brasil e queremos não apenas manter as relações, mas também melhorá-las e diversificá-las. Mas a intenção de transferir a embaixada para Jerusalém pode prejudicá-las”.

Os árabes dizem ainda que mudar a embaixada seria “uma violação da lei internacional” e das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Existe um lobby dos exportadores de carne que já vem pressionando Bolsonaro a desistir. Contudo, seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro esteve em Washington recentemente, onde afirmou que a mudança da embaixada “não é uma questão de se, mas de quando”. Na ocasião, disse estar ciente das ameaças de retaliação comercial.



Publicidade
Publicidade