Siga-nos!

israel

Líder da oposição é encarregado de formar o próximo governo de Israel

Yair Lapid pode derrubar o primeiro-ministro israelense Netanyahu.

Avatar

em

Yair Lapid, faz um discurso
Yair Lapid, faz um discurso (Foto: Sebastian Scheiner/AP)

Na última quarta-feira (5), o presidente de Israel, Reuven Rivlin, deu a tarefa de formar o governo ao líder da oposição Yair Lapid, depois que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não fez até o prazo estipulado na noite de terça-feira.

O líder do partido centrista Yesh Atid, terá 28 dias para tentar formar uma coalizão majoritária no parlamento que compõe 120 assentos no país.

Porém essa tarefa não é fácil, e Yair Lapid, irá enfrentar uma batalha complicada para tentar unir diversos partidos de esquerda, direita e centro que não partilham das mesmas ideias.

Sem contar que Netanyahu fará tudo o que tiver ao seu alcance para impedir que Lapid forme um governo e se tornar primeiro-ministro.

Mesmo assim, Lapid prometeu que irá formar um governo amplo e unido para acabar com os anos de impasse político em Israel, expressando otimismo na sua tarefa.

“Precisamos de um governo que reflita o fato de que não nos odiamos.Um governo no qual esquerda, direita e centro trabalharão juntos para enfrentar os desafios econômicos e de segurança que enfrentamos. Um governo que mostrará que nossas diferenças são uma fonte de força, não de fraqueza”, disse Lapid.

Atualmente ele conta com apoio de partidos que são donos de 56 assentos no parlamento, para formar uma maioria é necessário 61 cadeiras, o que o primeiro-ministro não conseguiu na última eleição.

Para ganhar Lapid precisará contar com o apoio do Yamina, um partido de direita liderado por Naftali Bennet, ex-ajudante de Netanyahu que agora são rivais.

De acordo com o CBN News, Lapid já teria oferecido para Bennet uma acordo de rotação dividindo o cargo de primeiro-ministro, Bennett assumiria e depois Yapid ficaria com o cargo.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending