Siga-nos!

mundo

Lei no País de Gales obriga escolas a introduzir ateísmo no ensino

Projeto de Lei dava direito de veto para ateístas no ensino religioso.

em

Crianças estudando com a Bíblia
Crianças estudando com a Bíblia (Foto: Direitos Reservados/Deposiphotos)

O País de Gales aprovou um projeto de lei que tornaria obrigatório para todas as escolas, inclusive as religiosas, o ensino do humanismo, ateísmo e ampliação dos temas e conteúdos voltados para a educação sexual, gerando preocupação para juristas cristãos.

A Lei estabelece o Currículo e Avaliação para Educação no país, que ainda passará por outros estágios de debate e equivale a “transferir o direito dos pais de decidirem os melhores interesses de seus filhos sobre sexo e educação religiosa para o Estado”, de acordo com Elizabeth Francis, do Alliance Defending Freedom, do Reino Unido.

Ela escreve em um artigo para o The Conservative Woman que o projeto de lei mudaria o termo “educação religiosa” para “religião, valores e ética”, incluindo “cosmovisões não religiosas” no currículo de ensino juntamente com Cristianismo e outras crenças.

O projeto também inclui a participação de humanistas nos órgãos que supervisionam e desenvolvem o currículo, segundo o Instituto Cristão. Uma proposta inicial queria dar aos ateus direito ao veto sobre qualquer ensino religioso nas escolas, mas a cláusula acabou sendo retirada.

No entanto, ainda “permite que um tempo desproporcional seja gasto estudando humanismo ou ateísmo. Também revogou as principais salvaguardas sobre o ensino da educação sexual”, diz o Instituto.

“O governo galês ignorou duas consultas públicas que claramente se opunham a essas mudanças”, disse o oficial do Instituto do País de Gales, Gareth Edwards. “No último censo, apenas 815 pessoas disseram que eram humanistas em todo o País de Gales. Por que eles receberam tal influência sobre o conteúdo do ensino religioso nas escolas?”, questionou.

Kathy Riddick, dos Humanistas do País de Gales, grupo que fez lobby para a aprovação da lei, comemorou a decisão dos legisladores.

“Estamos absolutamente encantados que o Senedd tenha aprovado este projeto de lei e que, após muitos anos de campanha pelos humanistas do País de Gales, o humanismo será colocado em pé de igualdade com as religiões em todo o currículo”, disse Riddick em um comunicado . “Este é um grande sucesso para a educação inclusiva e o País de Gales está liderando o caminho. Parabenizamos o Governo por sua conquista”, continuou.

Edwards acrescentou: “Embora seja um revés, os cristãos ainda poderão ter uma influência positiva nas escolas respondendo à consulta pública sobre o código RSE no devido tempo, e os pais também devem esperar ser consultados por suas escolas antes que as mudanças sejam trazido”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending