Siga-nos!

arqueologia bíblica

Lâmpada de óleo rara datada de 2 mil anos é encontrada em Jerusalém

O objeto teria sido usado para lançar sorte sobre a cidade.

em

Lâmpada de 2 mil anos
Lâmpada de 2 mil anos (Foto: Divulgação/Autoridade de Antiguidades de Israel)

A descoberta de uma lâmpada de óleo rara, com seu pavio ainda preservado, foi anunciada pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

O objeto foi encontrado sob a fundação de um edifício construído na famosa Estrada de Peregrinação de Jerusalém, construído depois da destruição do Segundo Templo, quase dois mil anos atrás.

Segundo os pesquisadores do IAA, a lâmpada de bronze, em forma de uma face grotesca cortada ao meio, foi colocada na fundação do edifício na Cidade de Davi em Jerusalém para dar boa sorte aos tempos de Israel.

Estima-se que o objeto encontrado seja do final do primeiro século ou do início do Século da Era Comum.

“Esta metade de uma lâmpada, e na verdade metade de um rosto, que foi descoberto na Cidade de Davi, é um objeto muito raro, com apenas alguns descobertos em todo o mundo, e é o primeiro de seu tipo a ser descoberto em Jerusalém”, afirmou Yuval Baruch do IAA.

Somente uma lâmpada desse tipo foi encontrada até hoje

Ari Levy, arqueólogo da IAA, disse ao The Jerusalem Post que devido a importância do edifício havia necessidade de abençoá-lo enterrando o objeto em sua fundação seja devido a proximidade com o Poço de Siloé, usado como fonte de água central na época romana.

Levy falou ao jornal Haaretz explicando que o objeto foi trazido na construção para lançar medo e admiração para seus atacantes, de forma simbólica.

A lâmpada apresenta meia-face masculina cabra que se completa com a outra metade, barba de sátiro e uma testa com chifres. Somente uma lâmpada desse tipo foi encontrada até hoje, em Budapeste, segundo o arqueólogo.

De acordo com o Christian Today, os especialistas acreditam que a Estrada da Peregrinação, onde o prédio foi erguido, é o caminho que os antigos judeus percorriam para ir ao Monte do Templo durante as festas de Páscoas, Shavuot e Sucot.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending