Siga-nos!

sociedade

Jornalistas vencem Nobel da Paz por defesa da liberdade de expressão

Os profissionais foram reconhecidos por lutar corajosamente nas Filipinas e na Rússia pela liberdade de expressão.

em

Dmitry Muratov e Maria Ressa
Dmitry Muratov e Maria Ressa (Foto: Reprodução/AP)

Nesta sexta-feira (8), a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que a jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

Os jornalistas foram reconhecidos por sua “batalha corajosa pela liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia”. O comitê do Prêmio Nobel afirmou que a defesa do jornalismo é essencial para garantir a paz e a estabilidade.

Os ganhadores

Ressa usa sua liberdade de expressão para expor os abusos de poder, violência e o autoritarismo nas Filipinas. Em 2012, ela co-fundou o Rappler, uma empresa de mídia digital para jornalismo investigativo.

“Como jornalista e diretora executiva do Rappler, Ressa tem se mostrado uma defensora destemida da liberdade de expressão”, afirmou o comitê do prêmio.

Dmitry Andreyevich Muratov tem defendido há décadas a liberdade de expressão na Rússia, com condições cada vez mais difíceis, segundo o comitê. Em 1993, ele foi um dos fundadores do jornal independente Novaya Gazeta e é editor-chefe desde 1995.

De acordo com o comitê do prêmio, o seu veículo de imprensa é o “mais independente da Rússia hoje, com uma atitude fundamentalmente crítica em relação ao poder”.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending