Siga-nos!

vida cristã

Japão corre para encontrar sobreviventes após terremotos mortais e tsunami desmoronar casas

Terremoto no Japão: Equipes de resgate atuam após ondas de tsunami e danos graves.

em

Incêndio e destroços após terremoto no Japão (Foto: Reprodução/YouTube)

Após o recente terremoto fatal que aconteceu no Japão na virada do ano, equipes de resgate continuam os esforços para alcançar pessoas presas sob edifícios desabados. O terremoto gerou pequenas ondas de tsunami, causando danos adicionais às casas.

Nesse sentido, autoridades de segurança alertam os residentes em partes do Japão para se afastarem de suas casas devido ao risco, após uma série de terremotos poderosos atingirem a região oeste do país, resultando em um aumento do número de mortos e danificando milhares de edifícios, veículos e barcos.

Segundo CBN News, os terremotos, sendo o maior deles com magnitude 7,6, iniciaram um incêndio e desmoronaram prédios na costa oeste da principal ilha do Japão, Honshu.  Em uma área próxima ao mar, Kazuyuki Iwaike estava no trabalho quando ondas de tsunami invadiram sua casa.

“Se eu estivesse em casa, provavelmente teria sido perigoso por causa do tsunami. Em todos os lugares era o mesmo com o terremoto, mas o tsunami entrou, então se eu estivesse aqui, teria sido perigoso”, disse ele.

Danos graves

Assim, Iwaike afirma que provavelmente ficará com familiares próximos devido aos danos em sua casa, enquanto os tremores secundários continuam. Juntamente com o número de mortos em Ishikawa, outras sete pessoas ficaram gravemente feridas. Os danos às residências são tão grandes que não puderam ser avaliados imediatamente. Vídeos mostram fileiras de casas desmoronadas.

Além disso, áreas ainda sofriam com a falta de água, energia elétrica e serviço de celular, enquanto os moradores se preocupavam com suas casas destruídas e um futuro incerto. O Japão, localizado ao longo do “anel de fogo”, uma arcada de vulcões e falhas na bacia do Pacífico, enfrenta frequentes terremotos.

Por fim, nas últimas 24 horas, o país registrou cerca de cem tremores secundários, deixando os residentes extremamente preocupados. A Agência Meteorológica do Japão suspendeu os alertas de tsunami após emitir o alerta de nível mais alto na segunda-feira. No entanto, a situação permanece imprevisível, pois autoridades advertem que mais terremotos podem ocorrer.

Trending