Siga-nos!

israel

Irã retoma operações em usina nuclear supostamente atacada por Israel

Retomada de produção em usinas nucleares iranianas implica na restauração do acordo com Estados Unidos.

em

Reator nuclear iraniano. (Foto: Reprodução/AP)

De acordo com diplomatas anônimos, o Irã retomou em agosto a produção de equipamentos para centrífugas avançadas em Caraje, um local nuclear supostamente alvo de Israel no início deste ano, e desde então tem acelerado as operações, produzindo um número desconhecido de rotores e foles para centrífugas avançadas.

Um dos diplomatas anônimos relatou que o Irã produziu peças para pelo menos 170 centrífugas desde o final de agosto.

A monitoria nuclear das Nações Unidas está sem acesso a Caraje há meses e, embora digam não existam evidências até agora, diplomatas ocidentais temem que as operações renovadas no local permitam a Teerã desenvolver um programa nuclear secreto.

Segundo as fontes, não existe indicação de que as centrífugas tenham sido desviadas para outro lugar, porém à medida que o número de centrífugas não monitoradas aumenta, a probabilidade para este cenário aumenta.

O governo Biden, que renovará no final deste mês as negociações sobre o acordo nuclear extinto, com o Irã em Viena, que Teerã assinou com potências mundiais em 2015, enfrenta uma nova complicação com o relato do retorno das atividades em Caraje.

Segundo a CBN News, desde a retirada dos EUA, o Irã abandonou a maior parte de seus compromissos no acordo e restringiu a supervisão da ONU em muitas de suas instalações nucleares, incluindo Caraje.

Desde 2018, o Irã instalou mais de 1.000 centrífugas avançadas que deverão ser uma questão fundamental nas negociações nucleares que começam em 29 de novembro, onde o presidente Biden espera restaurar o acordo.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending