Siga-nos!

mundo

Irã impede agência de vigilância de verificar usina nuclear

Enquanto se recusa a cumprir acordo, Irã acusa Israel de diversos ataques.

em

Misseis iranianos. (Foto: Reprodução/Reuters)

No domingo, a monitoria nuclear das Nações Unidas disse que o Irã está bloqueando o acesso de inspetores de importantes equipamentos de monitoramento em seu local nuclear de Karaj, Irã, violando um recente acordo feito com a agência.

“O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, ressalta que a decisão do Irã de não permitir o acesso da agência ao workshop de fabricação de componentes da centrífuga TESA Karaj é contrária aos termos acordados da declaração conjunta emitida em 12 de setembro”, disse à Agência Internacional de Energia Atômica em um comunicado.

O acordo de 12 de setembro, que permitia que inspetores continuassem monitorando as câmeras de vigilância, procurava resolver um grande colapso na comunicação entre a AIEA e a República Islâmica. Desde fevereiro, o Irã restringiu os inspetores da AIEA de acessar imagens de vigilância em suas instalações nucleares sensíveis.

Em uma reunião histórica do conselho da AIEA, as potências ocidentais vinham defendendo que Teerã fosse censurado por sua falta de cooperação com inspetores internacionais. No comunicado da AIEA constava que de 20 a 21 de setembro, o Irã permitiu o acesso a equipamentos de vigilância em todos os locais exceto o local nuclear de Karaj.

Em junho, o Irã acusou Israel de realizar um ataque em Karaj, onde cientistas nucleares desenvolvem máquinas para enriquecer urânio, o Teerã não forneceu muitos detalhes sobre o incidente, apenas que as instalações haviam sido danificadas.

Em abril, um misterioso apagão atingiu as instalações nucleares subterrâneas de Natanz do Irã e danificou algumas de suas centrífugas, e em julho, incêndios inexplicáveis eclodiram em Natanz, que as autoridades mais tarde descreveram como sabotagem.

Segundo a CBN News, o Irã também culpou Israel pela morte de um cientista em novembro. Ele era descrito como o mentor que iniciou o programa nuclear militar do país décadas antes.

Israel não comenta sobre os relatos de sabotagem, mas disse repetidamente que usará seus militares para impedir que o Irã obtenha uma bomba nuclear, o Irã nega que esteja desenvolvendo uma arma nuclear.

Trending