Siga-nos!

mundo

Irã avisa que vai enriquecer urânio a 60 por cento, ficando próximo de arma nuclear

Comunicado acontece dois dias depois que o país culpou Israel por supostamente explodir um local nuclear.

Avatar

em

Organização de Energia Atômica do Irã
Usinas nucleares do Irã (Foto: Reprodução/Organização de Energia Atômica do Irã)

Nesta terça-feira (13), o Irã anunciou que vai começar a fazer o urânio no seu nível mais alto, ou seja, enriquecê-lo até chegar a uma pureza de 60%.

O comunicado aconteceu dois dias depois que o país culpou Israel por supostamente explodir um local nuclear relevante para o programa nuclear do Irã e causar vários danos.

Abbas Aragchi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, disse ter notificado a Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, sobre o seu plano de enriquecimento do urânio a 60%, segundo os relatórios.

Irã vira ameaça no Oriente Médio

Na segunda-feira o The New York Times publicou que um dispositivo contrabandeado explodiu dentro da instalação de enriquecimento de urânio em Natanz, e foi detonado remotamente.

As centrífugas que enriquecem o urânio teriam sido danificadas seriamente, inclusive destruindo os sistemas elétricos primários e de backup.

O regime islâmico do Irã só pode enriquecer o urânio em 3,67%, segundo as restrições impostas pelo acordo nuclear, mesmo assim nos últimos meses ele aumentou essa produção para 20 por cento, visando ganhar negociaçãoes com potências mundiais.

Israel entrou em alerta em 2012 quando o Irã acumulou 190 kg de urânio enriquecido a 20 por cento, na época o primeiro-ministro israelsense Benjamin Netanyahu pediu atenção, segundo o JNS.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending