israel
Irã ameaça retaliar Israel após morte de principal líder iraniano
Haniyeh foi morto em Teerã e Hamas acusou Israel pelo ataque.
Na madrugada desta quarta-feira (31), o grupo terrorista Hamas anunciou a morte de Ismail Haniyeh, de 62 anos, um de seus líderes mais proeminentes, conhecido como “Abu Al-Abd”. Haniyeh foi morto em Teerã, no Irã, em um ataque que o Hamas atribui a Israel, acusando o país de conduzir um “ataque sionista traiçoeiro” à residência do líder na capital iraniana.
Embora Israel não tenha oficialmente assumido a responsabilidade pelo ataque, o incidente está provocando novas tensões e ameaças de retaliação, especialmente em uma região já marcada por conflitos, como Gaza e o Líbano. A morte de Haniyeh ocorre em um momento delicado, logo após ele participar da posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian.
A morte de Haniyeh foi amplamente divulgada, e a Al-Arabiya relatou que o líder do Hamas foi assassinado por volta das 2h da manhã, horário local, juntamente com seu guarda-costas. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) também confirmou o ataque e anunciou que as circunstâncias exatas do ataque ainda estão sob investigação.
Haniyeh era uma figura central no Hamas e tinha um longo histórico de envolvimento em atividades relacionadas ao grupo. Ele nasceu em um campo de refugiados palestinos e serviu como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina. Sua trajetória inclui uma prisão em Israel e um período de exílio no Líbano. Nos últimos anos, ele viveu exilado no Catar, e sua residência em Gaza já havia sido alvo de ataques aéreos israelenses.
A morte de Haniyeh é vista por alguns, como o ministro do Patrimônio de Israel, Amichay Eliyahu, como um passo positivo na luta contra o terrorismo, afirmando que a eliminação de líderes como Haniyeh fortalece a segurança de Israel e contribui para a paz na região. No entanto, a situação permanece tensa, com promessas de retaliação por parte do Hamas e seus aliados.
-
arqueologia bíblica4 dias atrás
Arqueólogos encontram espada de bronze de Faraó
-
testemunhos4 dias atrás
Com 6 anos de vida, mulher vive milagre
-
testemunhos4 dias atrás
Aos 91 anos, idosa lembra sobre a importância do batismo no Espírito Santo
-
igreja perseguida4 dias atrás
Professor demitido por questionar ideologia de gênero tem vitória na Justiça
-
igreja perseguida4 dias atrás
Imagens de satélites revelam campos de concentração na Coreia do Norte
-
testemunhos2 dias atrás
Cega de um olho, menina é curada após oração em culto
-
igreja2 dias atrás
Idosos se reunem todas as tardes para estudar a Bíblia
-
vida cristã3 dias atrás
“Dizer apenas que Deus está no controle é uma desculpa”, diz pastor sobre envolvimento político
-
igreja2 dias atrás
Líder global de movimento diz que escândalos e desunião impede avanço da igreja
-
testemunhos2 dias atrás
Cega supera deficiência e usa internet para evangelizar
-
mundo3 dias atrás
Espanha ultrapassa a marca de 100 mil abortos
-
israel3 dias atrás
Irã lança uma série de mísseis contra Israel