Siga-nos!

israel

Irã acusa Israel de atacar a base nuclear do país

Teerã diz que Israel quer impedir que o novo acordo nuclear seja feito em Viena.

em

Programa nuclear iraniano
Programa nuclear iraniano (Foto: Divulgação/Iranian Presidency )

Nesta terça-feira (6), o Irã acusou Israel de sabotar uma instalação nuclear civil perto de Teerã em junho através de um ataque, segundo a agência de notícias oficial IRNA.

O porta-voz do gabinete, Ali Rabiei, disse que o suposto ataque visava impedir as negociações em Viena sobre a restauração do acordo nuclear do Irã com as potências mundiais, segundo o relatório.

“O regime sionista realizou essas ações para sinalizar que pode parar o Irã e para dizer que não há necessidade de falar com o Irã”, disse Rabiei, de acordo com a IRNA. “Mas sempre que uma sabotagem acontece, nossa força aumenta”.

Apesar dos poucos detalhes, o Irã disse que o ataque aconteceu a um grande centro nuclear situado em Karaj, uma cidade com cerca de 40 quilômetros a noroeste da capital do país.

As tensões regionais aumentam

A TV estatal também disse em 23 de junho que a tentativa de ataque foi contra um prédio da Organização de Energia Atômica do Irã, e que não teria feito vítimas nem danos notáveis aos equipamentos.

“Um buraco apareceu no teto de um dos galpões industriais, então o telhado foi removido para reparos”, disse Rabiei na segunda-feira. Todavia, as autoridades não especificaram quais das instalações foram atingidas.

No relatório de Karaj vários incidentes suspeitos foram relatados contra o programa nuclear do Irã, consequentemente as tensões regionais ganharam força nos últimos meses, principalmente por causa dos esforços diplomáticos em Viena.

Igualmente, o Irã também culpou Israel por ter matado em novembro um cientista que iniciou um programa nuclear militar no país décadas antes, de acordo com o CBN News.

Você pode gostar
Será que o público entende quando você prega?
Adquira o curso que é focado em desenvolver e destravar a Oratória de futuros Líderes Cristãos.
SAIBA MAIS! »

Termine o ano memorizando a Bíblia!
Memorize os livros da Bíblia e suas passagens de um jeito super dinâmico. Fortaleça sua fé para comunicar a Palavra de Deus do jeito fácil!
SAIBA MAIS! »

Se capacite em administrar melhor suas finanças!
Veja como você pode ser mais próspero financeiramente à luz da Palavra de Deus.
SAIBA MAIS! »

Trending