Siga-nos!

Mundo Cristão

Ir à igreja aos domingos não é suficiente, lembra teólogo

Yago Martins acredita que “ser membro de uma igreja” é uma maneira organizada de receber os cuidados de Deus

Avatar

em

Yago Martins. (Foto: Reprodução / Youtube)

“Você deveria fazer parte de uma igreja, deveria ser membro”, alerta o teólogo Yago Martins do canal “Dois dedos de teologia”. Ele acredita que a “membresia” de uma igreja é uma forma mais organizada de cuidar das pessoas que querem ser submissas a Deus.

“Eu quero dar um passo além, não vou falar de ‘desigrejado’ que é um negócio muito ‘anos 2000’, de gente que acredita que pode ter uma fé sem igreja, isso aí já passou”, continuou.

Yago tenta despertar os cristãos a fazer parte de uma comunidade local, pois “isso é ser igreja”, reforçou. “A igreja poder contar com você e você poder participar de fato de uma vida eclesiástica”, ponderou.

Disciplina eclesiástica

“Congregar ou simplesmente ir à uma igreja aos domingos não é suficiente, porque é preciso fazer parte da vida de uma comunidade, se engajar na vida das pessoas e as pessoas precisam de liberdade pra se engajarem na sua vida também”, justificou.

Segundo o teólogo, muitas megaigrejas abandonam a ideia de membresia e a igreja vira um “grande ponto de pregação”. Nem sempre isso é saudável para quem precisa de cuidados maiores.

A disciplina eclesiástica é necessária porque “é o ato de cuidar da vida de alguém para que essa pessoa retorne à vida na fé em caso de pecado”. Segundo a Bíblia “pessoas que não se arrependem de seus pecados são expulsas da igreja”, citou.

“Mas isso não quer dizer que a pessoa esteja proibida de entrar no ‘prédio’ da igreja para ouvir o Evangelho”, acrescenta. Resumindo, as pessoas precisam de cuidados e a igreja precisa estar preparada para isso. Mas, para que isso aconteça, é necessário haver um “corpo de Cristo” real e organizado.

“Igrejas que não contabilizam os membros ou não diferenciam os que estão dentro ou fora dessa membresia não possuem disciplina eclesiástica”, concluiu e deixou um alerta. “Membresia de igreja não é um invencionismo século do XXI, mas uma realidade que já vem dos textos do Novo Testamento”.

Assista!

Cris Beloni é jornalista, teóloga e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de Jornalismo Investigativo Bíblico e é autora do livro Derrubando Mitos.

Publicidade