Siga-nos!

Mundo Cristão

Instituto Brasileiro de Direito e Religião reúne teólogos e juristas

Projeto produzirá estudos acadêmicos e conteúdo relevante para equipar a igreja

Publicado

em

Instituto Brasileiro de Direito e Religião
Publicidade

Foi lançado esta semana, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Direito e Religião – IBDR.

O projeto reúne cerca de 30 homens e mulheres, pensadores das Ciências Jurídicas, Teologia e Filosofia, que unem esforços para a criação do primeiro think tank (laboratório de ideias) independente no país. São cristãos de várias tradições, incluindo evangélicos e católicos.

A intenção é buscar, além das raízes bíblicas da história da liberdade religiosa, respostas e inspiração para que cristãos se engajem na preservação desta liberdade fundamental no Brasil, bem como na promoção do nosso modelo do chamado “Estado laico” perante o mundo.

Seus fundadores destacam que embora o Brasil seja conhecido como um lugar de boa convivência entre os vários credos, o cenário vem mudando muito rapidamente. Alguns levantamentos mostram um aumento dos conflitos, embora nem sempre a causa primária seja a religiosa.

Liberdade em risco

O momento que o Brasil vive também requer um olhar atento dos pensadores destas áreas envolvendo a vida social organizada e regulada pela lei (o Direito) e o fenômeno da metafísica (a Religião).

Publicidade

Nota-se uma tentativa de encampar conceitos e redefinir institutos milenares, criando novos significados orientados por ideologia política e insuflando parcela da população a se voltar contra aqueles que pretendem conservar tais valores.

Assim, o IBDR nasce como um referencial de natureza conservadora, inspirada na cosmovisão judaico-cristã, e que busca, mediante estudos acadêmicos produzir conteúdo relevante para equipar a igreja brasileira na defesa dos valores do Reino. Além do lançamento do livro “Direito Religioso” (editora Concórdia), estão publicando uma página na internet para gerar debates sobre o tema.

Entre os fundadores do IBDR estão teólogos e juristas, como Franklin Ferreira, Jonas Madureira, Ives Gandra da Silva Martins e Angela Gandra da Silva Martins. Também fazem parte da equipe Alex Catharino, Antônio Cabrera, Augusto Ventura, Candido Alexandrino Barreto Neto, Davi Charles Gomes, Euder Faber, Francisco Razzo, Jean Marques Regina, José do Carmo Veiga, Marcus Paulo Rycembel Boeira, Marcelo Sampaio Soares de Azevedo, Natammy Luana de Aguiar Bonissoni, Paulo Lutero de Melo, Paulo Seifert, Renato Vargens, Ricardo Rieth, Roberto Tambelini, Rogério Gandra Martins, Thiago Rafael Vieira, Tiago Santos, Thomas Heimann, Valmir Nascimento Milomem Santos, Vitor Pimentel Pereira e Warton Hertz.

Trending